


Discurso oportunista
E os líderes do agronegócio não só disputam fatias generosas do crédito público direcionado e com taxas subvencionadas, mas, ao menor sinal de ação ambiental remetem suas agruras aos governos militares que estimularam a migração para o Centro-Oeste exigindo, à época, para concessão de crédito subsidiado, o desmatamento de 80% das áreas. Evidente que só vieram a desmatar depois quando a infraestrutura avançou valorizando o patrimônio de cada um e rentabilizando as culturas de soja, algodão e milho.


Candidatura de Fávaro
O PSD compareceu em peso ao gabinete do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para se assegurar de apoio a uma candidatura oriunda do agronegócio. Sem Blairo, mas com seu impulso, o projeto se torna cada vez mais palatável.


Leitão x Cabeção
O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) reclama que metade dos leitos do Hospital Santo Antonio em Sinop está subutilizada. O deputado atribui tal fato à incompetência de Luiz Soares (PSDB), Secretário Estadual de Saúde, as agruras por que passa a população sinopense que tem naquela unidade hospitalar, a única capaz de fazer atendimento às expensas do Sistema Único de Saúde - SUS.


Ida ao Taques
"Vou ver com o Taques", expressão comum a políticos e eventuais candidatos sobre as mais diversas reivindicações. É o estilo centralizador do governador que, desde o princípio, delegou de forma quase sempre relutante. O secretariado técnico acabou varrido por absoluta carência de habilidades na condução de políticas públicas.


Boa visão
No governo, ao menos "boa visão". É o sucesso das cirurgias de catarata nas "Caravana da Transformação". Como não transforma muito, a caravana ao menos melhora a visão de muita gente o que, por seu turno, não deixa de ser uma transformação enorme. Que continue, pois.


Barata tonta
A classe está feito barata tonta. Lembra o velho ditado: "Quem está fora quer entrar e quem está dentro quer ficar". Isso significa um grande desconforto para as disputas eleitorais que se avizinham.


Reeleição
Há uma reação figadal que tende a formar chapa de oposição ao governador. Nestes tempos bicudos, a campanha a governador deverá abiscoitar enorme quantia do Fundo Eleitoral e, possivelmente do Fundo Partidário, este último do qual pouca gente sabe o destino.


Máquina eleitoral
Com a vigilância cerrada sobre as "máquinas administrativas", aposta-se que as "máquinas partidárias" deverão se empenhar ao máximo pelas candidaturas majoritárias. O velho esquema de que o candidato majoritário arrecadava e, em seguida, promovia a distribuição de recursos segundo as suas preferências, mudou de formato. Agora cada um na sua, ou melhor "no seu bolso" (quer dizer, o próprio).


Sucessão e WO
O oportunismo de alguns vai estreitando o caminho da sucessão em Mato Grosso com a composição que se avizinha a garantir ao governador estofo para levar adiante a reeleição por ausência de candidatura viável.


Balões de ensaio
O balão de ensaio Mauro Mendes foi furado até antes do que se esperava embora não se deva desprezar o recall de sua passagem pela Prefeitura capaz de ajudar a impulsionar candidatura na capital, mesmo fora da disputa. Definitivamente, a esposa não quer e os próprios negócios requerem sua presença para superar dificuldades que, de resto, são produtos da longa crise econômica que aflige a todos.


Recuperação nas telas
A recuperação econômica, por ora, aparece apenas nas telas da Globo. A emissora insiste em apresentar estatísticas favoráveis para ocultar a realidade de que o desemprego aumentou a renda dos salários caiu.


Candidatura presidencial
A se completar o afastamento de Lula, a direita entrará em severa disputa com a extrema direita e o espectro política que lhe poderia fazer alguma sombra vai para o terreno do imponderável e da cretinice jurídica.


Benefícios e riscos do esporte
A prática de esporte ou qualquer forma de ginástica capaz de afastar o sedentarismo, um reconhecido fator de risco para a saúde, precisa, antes de mais nada, de uma criteriosa avaliação médica. A morte súbita de uma atleta participando de uma corrida noturna em temperatura relativamente amena, tida como rara, é um indicativo de qualquer prática esportiva necessita, antes, de aconselhamento médico.


Multiplicação de eventos
A multiplicação de eventos esportivos vem popularizando a prática esportiva por pessoas de todas as idades e isso, sob certos aspectos, é bom. Quem pratica alguma forma de exercício regularmente colhe benefícios ao melhorar a própria qualidade de vida. É indispensável, contudo, praticar exercícios sob supervisão técnica afastados riscos de agravamento de doenças pré-existentes.


Repaginação de Várzea Grande
Várzea Grande vem passando por uma "repaginação". Óbvio que a fase cosmética melhora a aparência da cidade que estava tão abandonada que qualquer esforço parece uma grande gestão. Isso não desmerece o trabalho da dupla Lucimar e Jay(i)me Campos, com o segundo se desincompatibilizando do cargo de Secretário de Assuntos Estratégicos.
Terça, 25 de setembro de 2018
Jurandir
Tá difícil escolher um candidato a governador. Tirante os desconhecidos, só safados.
Segunda, 24 de setembro de 2018
Luiz Roberto
Acho que o pau vai torar no segundo turno. O MM se não ganhar no primeiro não leva depois. Pode anotar. Quanto ao Corecon é mais uma das brigas como as do CRECI, CREA, CRA, CRM...Se é prestação gratuita de serviços é de estranhar tamanha generosidade. Algum benefício tem. Mesmo indireto, mas tem. Prestígio, por exemplo. Vale mais que dinheiro.
Segunda, 24 de setembro de 2018
Manoel Fernandes
Acho que o Corecon ganhou mais organização e seriedade. Sempre há uma ovelha manca em todo rebanho, mas, essa se machucou sozinha.
Domingo, 23 de setembro de 2018
Edvaldo
Entra conselho e sai conselho, Sindicados e Conselhos Regionais continuam na mesma. Um grupo que entra não quer sair e o que sai sempre quer voltar. Deve ser bom, né?
