Cuiabá (MT), quarta, 26 de julho de 2017
Turma do Epa
Segunda, 10 de abril de 2017, 18h54
Chapeu Paixão de Cristo

Evento cristão é realizado há 10 anos em Mato Grosso

A encenação do Auto da Paixão de Cristo é realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) desde 2007, em Cuiabá.
Agência Brasil  / Cuiabá-MT

A encenação do Auto da Paixão de Cristo é realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) desde 2007, em Cuiabá. Nesses 10 anos, o espetáculo cresceu e se sagrou o segundo maior teatro a céu aberto do país a encenar a morte e ressurreição de Cristo, com um público médio de 10 mil pessoas por dia.

Esse ano, o evento gratuito ocorre entre os dias 11 e 16 de abril, no Memorial João Paulo II, Sesi Papa, na Morada do Ouro, e traz pela segunda vez o ator Henri Castelli no papel de Jesus Cristo. A apresentação teatral valoriza a religiosidade do povo mato-grossense e convida à reflexão no período pascoal.

No local, ainda serão montadas a praça de alimentação, feira de artesanato, espaço para as crianças com brinquedos e serviços de cidadania, sendo os dois últimos gratuitos.

10 anos de encenação

A primeira encenação do Auto da Paixão de Cristo ocorreu no Parque Mãe Bonifácia e envolveu 85 atores, entre amadores, profissionais e figurantes que apresentaram nove cenas.

A apresentação evoluiu em tamanho e público a cada ano, e o sétimo espetáculo realizado em 2013 atingiu o recorde de público de 10 mil pessoas. Com isso, ficou atrás apenas do espetáculo de Nova Jerusalém, um teatro brasileiro ao ar livre com cenários fixos, localizado no distrito de Fazenda Nova, município de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco. Porém, para participar do espetáculo em Nova Jerusalém é necessário pagar um igresso, diferente do realizado em Cuiabá, que é gratuito.

No ano passado, após retomar a apresentação do espetáculo, suspensa em 2015 visando à estabilidade econômica do Estado, a Setas inovou com a inserção no espetáculo de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Nesse grupo, estão inseridos reeducandos do sistema prisional, indígenas, menores da Casa da Criança e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim União, alunos da Rede Cidadã e da Instituição Nossa Casa, haitianos e adolescentes do sistema socioeducativo (Pomeri). Todos foram capacitados com oficinas nas áreas de confecção de figurino, cenários, atores, maquiagem de caracterização, adereços e dança.

Em 2017, a Paixão de Cristo será representada em 15 cenas por 320 atores em um espetáculo de uma hora e meia. O evento também vai gerar renda com a empregabilidade de 900 pessoas, sendo 450 com empregos diretos e 450 indiretos.

Além da inclusão dos grupos em situação vulnerável, esse ano ocorre também a inserção de grupos teatrais dos municípios de Jaciara, Barra do Garça, Barra do Bugres e Novo Xingu. Foram criadas mais três oficinas: de adereços, dança do ventre e serralheria.

 

 leia também
Quarta, 26 de julho de 2017
10:12
Chapeu SESSÃO GRÁTIS
No Arsenal, "Uma viagem extraordinária"
Filme, com classificação para maiores de dez anos, será exibido às 17h30 no próximo sábado (29)
09:23
Chapeu EM CENA
"Geni", a versão cuiabana da criação de Chico Buarque
Em cartaz no sábado (29), no Cine Teatro Cuiabá, a peça tem direção de André D´Lucca, que também atua
09:21
Chapeu GRAMPOLANDIA
Um grampo nos grampos
Investigações sobre interceptações têm um só alvo
Terça, 25 de julho de 2017
12:37
Chapeu DECÊNCIA
Prisões cautelares e civilidade
Seria bom todo o Sistema Prisional ter prisões de qualidade
09:14
Chapeu FESTIVAL INTERNACIONAL
Flor Ribeirinha viaja para a Turquia
Grupo mato-grossense, que atua na cultura popular, foi convidado a participar de um dos maiores eventos mundiais de folclore
08:54
Chapeu HIV
Injeção mensal, em vez de comprimidos diários
Estudo de cientista norte-americano foi divulgado na nona edição da Conferência de Investigação sobre o HIV
Segunda, 24 de julho de 2017
14:02
Chapeu QUEM SERÁ?
Chinês vê "negócio da China" em VLT
Leve a sério; depois da Transoceânica essa pode não ser piada do dia.
10:06
Chapeu fies
Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira
A lista de instituições e os cursos ofertados por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderá ser consultada a partir de hoje (24), na página eletrônica do Fies Seleção.
10:03
Chapeu  ESTATÍSTICA CRIMINAL
MT tem registro de tráfico de pessoas
No primeiro semestre deste ano foram registrados oito casos desse crime e todas as ocorrências foram para fins de trabalho escravo
10:00
Chapeu EXPOSIÇÃO
Paisagens de Mato Grosso e Japão
Mostra traz 30 telas de Masanobu Kazurayama e de seus alunos, no Museu do Morro da Caixa D?água Velha. Permanece aberta para visitação até 31 de agosto.

+ ver todas as matérias
Eparre

 Boa convivência

O prefeito Zé Carlos do Pátio e o governador Pedro Taques dão mostras de boa convivência política demonstrando que, em matéria de interesse público, é possível - e devido, como sustenta o governador - prevalecerem benefícios à sociedade.

 Duplicação da Avenida Rio Branco


O governo do Estado começa a duplicação da avenida Rio Branco, em Rondonópolis, facilitando o acesso à BR-364, com investimentos superiores a R$ 3 milhões de reais. Ao todo, 4 quilômetros de pavimentação asfáltica dando nova fisionomia aos Bairros José Sobrinho, Residencial Geraldini, várias ruas do Bairro Monte Líbano e do Residencial Padre Lothar.

 Bom sinal


Enquanto a crise atinge diversos Estados - a rédea curta no manejo dos recursos públicos revelou-se medida acertada e indispensável - Mato Grosso consegue implementar obras em todos os municípios e, ainda, manter a folha de pagamentos em dia com a RGA negociada com os servidores.

 Salsicha e governo

De um observador da cena jurídica a envolver o ex-governador e diversos integrantes do seu governo: "o governo era igual salsicha. Ninguém sabe do que são feitas. Parece, no entanto, que a receita final se estragou".

 Bola pra frente


O Judiciário cumpre seu papel de descortinar a gestão passada e aplicar as punições devidas a quem não conseguiu se conter nos limites da lei. Em outras palavras: acerto de contas às vezes é doído demais.

Eparre

Quinta, 13 de julho de 2017
Cadú
Quando o Lula vai ser preso hein?

Segunda, 03 de julho de 2017
Túlio
E agora foi o Geddel! Eita povinho carne de pescoço.

Quarta, 14 de junho de 2017
Lucio Ferreira
Será que o Zé do Pátio abilolou? O que está em dia mesmo seu Pátio?

Segunda, 12 de junho de 2017
Adailton Fernandes
O redator parece que acompanhou a sessão do TSE. Um resumo claro, demonstrando o trabalho que teve para decifrar os termos jurídicos. Essa ação vai dar o que falar. EPA MEU!

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 INFORME PUBLICITÁRIO
MT em Ação Caravana em Alta Floresta
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados