Cuiabá (MT), terça, 23 de setembro de 2014
Turma do Epa
Sábado, 29 de junho de 2013, 04h23
Chapeu ACORIZAL

Poluição industrial despejada no rio Cuiabá é alvo de protesto

Moradores de Acorizal inovam a pauta de reivindicação das manifestações ao incluir questões ambientais nos protestos. Exemplo deveria ser seguido por todo o Mato Grosso.
Da Redação  / Cuiabá-MT


Em meio à banalização em que se transformaram algumas manifestações populares  que pipocam no país e também em Mato Grosso, uma ideia inteligente, original e oportuna vem do município mato-grossense de Acorizal: o protesto ambiental.

Os moradores da pequena cidade com pouco mais de 5 mil habitantes vão promover neste sábado (29/06), uma manifestação  contra a poluição industrial, a qual já afeta de forma severa a sustentabilidade do rio Cuiabá, a principal fonte de recurso hídrico daquele município.

O manifesto é organizado pelo movimento “Vem Pra Rua Acorizal”, criado em rede social por meio do Facebook nesta última semana. A concentração ocorre a partir das 07h30, no centro da cidade, às margens do rio Cuiabá na altura do porto da Balsa.

Conforme a programação os manifestante vão percorrer um trajeto de 2 mil metros até a sede da indústria de gelatina, apontada pela população como uma das maiores poluidoras do rio Cuiabá no município.  

Os moradores alegam que a fábrica despeja o resíduo industrial diretamente no rio, o que está afetando o equilíbrio ambiental e trazendo uma série de consequências ao município e aos moradores, entre elas a diminuição drástica da piscosidade do rio Cuiabá, fato responsável inclusive pelo afastamento dos turistas que praticavam a pesca em Acorizal.

A falta de ação das autoridades municipais em relação ao fato também será alvo de protesto. Moradores dizem que o Executivo e o Legislativo estão assistindo o rio Cuiabá agonizar e se calaram diante das agressões praticadas.

Seguindo o modelo nacional, a manifestação em Acorizal também inclui na pauta de reivindicações o combate a corrupção e qualidade para educação, transporte e saúde. O movimento local é intitulado “Vem Pra Rua Acorizal” e seus organizadores garantem permanecer com as manifestações até as providências serem adotadas.


 leia também
Segunda, 22 de setembro de 2014
07:36
Chapeu ELEIÇÕES 2014
Janete Riva descarta ação política
Candidata se recusa a dar guarida a comentários de uma suposta "armação política" para sequestro e roubo de aeronave
Domingo, 21 de setembro de 2014
21:35
Chapeu SUCESSÃO
A caminhada solitária do PV
Sem estrutura de campanha e com um PV "misturado" o presidenciável do Partido Verde caminha pelo CPA para um instigante VT de campanha sobre sustentabilidade.
Sábado, 20 de setembro de 2014
19:16
Chapeu ECOLOGIA
Maggi e o desmatamento
Maggi deu uma inflexão em seu governo e na postura como enfrenta as questões do desmatamento. Essa mudança de rumos sepulta a "motosserra de ouro" e faz emergir um homem público e empresário sintonizado com o novo tempo e novas abordagens na questão
Sexta, 19 de setembro de 2014
07:39
Chapeu  ELEIÇÕES 2014
Incidentes acirram mais a campanha
A judicialização da política inclui uma premissa: "vale tudo para não perder". É assim que alguns incidentes se tornam instrumentos para grandes processos na Justiça.
Quinta, 18 de setembro de 2014
07:39
Chapeu INDIOS KAIOWÁ
STF nega posse indígena em Mato Grosso do Sul
Os parâmetros jurídicos definidos pelo STF em julgamento histórico funciona como "marco regulatório" na delimitação de terras indígenas.
07:38
Chapeu SEM $
Campanhas sem rumo ou sem dinheiro?
O modelo de financiamento privado deu provas de seu esgotamento nesta disputa eleitoral pois o "caixa" é que define os resultados
Quarta, 17 de setembro de 2014
07:35
Chapeu TORA?
Taques celebra acordo com madeireiros
Depois de reunião com representantes do setor, Pedro Taques, candidato a governador pela Coligação "Coragem e Atitude para Mudar" promete rever ações da SEMA para garantir exploração florestal.
Terça, 16 de setembro de 2014
07:54
Chapeu PALAVRA EMPENHADA
Servidores suspendem paralisação do Detran
O Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito buscaram e conseguiram o cumprimento de acordo pós-greve.
Segunda, 15 de setembro de 2014
07:48
Chapeu VLT
Agora vai?
A implantação do VeícuIo Leve sobre Trilhos (VLT) vai muito além das obras de engenharia necessárias para a circulação do mesmo na via pública.
07:47
Chapeu PRAZO FINAL
Termina hoje substituição de candidatos
Janete Riva, já anunciada como substituta do candidato a governador José Riva, cumpre o roteiro para a substituição da candidatura do marido barrado pelo TSE.

+ ver todas as matérias
Eparre

 Desempenho de Janete


O desempenho eleitoral de Janete Riva como candidata a governadora do Estado não ficará à altura de seu potencial de conhecimento do eleitorado matogrossense. Explica-se. A renúncia tardia do deputado José Riva deixou-lhe pouco tempo para campanha.

 Performance


Janete, no entanto, espera uma performance eleitoral melhor do que a do marido e tem lá boas razões para isso. Acha que a demora na definição do TSE sobre o registro da candidatura esvaziou a campanha.

 O roubo do avião


A notícia do sequestro da tripulação e roubo da aeronave que conduzia Janete Riva para uma jornada pelos municípios da fronteira se espalhou tão rápido quanto rastilho de pólvora. De uma forma ou de outra isso leva Janete ao centro do noticiário.

 Atrevimento


Sequestrar a tripulação e roubar o avião de um candidato a governador é mais do que uma simples incursão de traficantes mais ousados. Há informações de que mais de 3 pessoas participaram da operação com apoio em terra e que se dispersaram depois.

 Cenário indefinido


A campanha presidencial continua com um cenário indefinido. Já se divulgam modalidades de aferição de tendências de opinião pública que apontariam uma disputa severa entre Marina Silva e Aécio Neves para ver quem vai disputar o segundo turno com Dilma.

Eparre

Segunda, 22 de setembro de 2014
Plinio
Comprei um carro por leasing. Lancei a dívida na minha declaração de I.R. no campo bens e direitos. Mencionei a Financeira como proprietária do bem mas relacionei a dívida no campo próprio da DIRPF. A Receita Federal aceitou. Como é uma transação recente, certamente a Janete vai fazer o mesmo que eu fiz. Não tem porque ser diferente. O bem não é dela. Ela é apenas usuária até o pagamento do resíduo se este não tiver sido pago antecipadamente como parece ser o caso. E aí pergunto: o que a declaração à Justiça Eleitoral tem a ver com o roubo da aeronave?

Segunda, 22 de setembro de 2014
Sergio Araujo
Achei correta a ação da candidata ao descartar qualquer ação dos concorrentes. A isso se dá o nome de responsabilidade. Campanha é campanha e roubo e sequestro são coisas diferentes já que não estão entrelaçadas.

Sexta, 19 de setembro de 2014
Cleiton Crivelin
Eu vou dizer a vocês algo que tenho percebido. Vocês conseguem relaçar as questões de fundo da política. Isso contribui para melhorar a inteligência coletiva e ampliar o discernimento sobre como as coisas funcionam nos bastidores desse teatro. As coisas se resolvem na coxia em quem vai mandar no que e qual a minha fatia no governo. E disso, meus caros, nem o tão poderoso Taques escapa. Tá cheio de acordos embora diga que não. É a regra e não é só ele. Esse é o mundo político.

Sexta, 19 de setembro de 2014
Fabrício
Tudo bem que o Taques depois de dois anos de campanha ´começou na frente. Também a campanha só deslanchou quando pegou a bufunfa dos reis da soja. Ou será que foi mesmo só a grana do Eraí? Sai dessa. Não foi só dele não.E o "brimo"?

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 HUMOR
Apareceu um buraco na parede? O vídeo ensina a consertar!!!
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados