Cuiabá (MT), quinta, 18 de dezembro de 2014
Turma do Epa
Sábado, 29 de junho de 2013, 04h23
Chapeu ACORIZAL

Poluição industrial despejada no rio Cuiabá é alvo de protesto

Moradores de Acorizal inovam a pauta de reivindicação das manifestações ao incluir questões ambientais nos protestos. Exemplo deveria ser seguido por todo o Mato Grosso.
Da Redação  / Cuiabá-MT


Em meio à banalização em que se transformaram algumas manifestações populares  que pipocam no país e também em Mato Grosso, uma ideia inteligente, original e oportuna vem do município mato-grossense de Acorizal: o protesto ambiental.

Os moradores da pequena cidade com pouco mais de 5 mil habitantes vão promover neste sábado (29/06), uma manifestação  contra a poluição industrial, a qual já afeta de forma severa a sustentabilidade do rio Cuiabá, a principal fonte de recurso hídrico daquele município.

O manifesto é organizado pelo movimento “Vem Pra Rua Acorizal”, criado em rede social por meio do Facebook nesta última semana. A concentração ocorre a partir das 07h30, no centro da cidade, às margens do rio Cuiabá na altura do porto da Balsa.

Conforme a programação os manifestante vão percorrer um trajeto de 2 mil metros até a sede da indústria de gelatina, apontada pela população como uma das maiores poluidoras do rio Cuiabá no município.  

Os moradores alegam que a fábrica despeja o resíduo industrial diretamente no rio, o que está afetando o equilíbrio ambiental e trazendo uma série de consequências ao município e aos moradores, entre elas a diminuição drástica da piscosidade do rio Cuiabá, fato responsável inclusive pelo afastamento dos turistas que praticavam a pesca em Acorizal.

A falta de ação das autoridades municipais em relação ao fato também será alvo de protesto. Moradores dizem que o Executivo e o Legislativo estão assistindo o rio Cuiabá agonizar e se calaram diante das agressões praticadas.

Seguindo o modelo nacional, a manifestação em Acorizal também inclui na pauta de reivindicações o combate a corrupção e qualidade para educação, transporte e saúde. O movimento local é intitulado “Vem Pra Rua Acorizal” e seus organizadores garantem permanecer com as manifestações até as providências serem adotadas.


 leia também
Quarta, 17 de dezembro de 2014
08:27
Chapeu lava jato
Justiça aceita denúncia contra 36 investigados na Operação Lava Jato
O juiz federal Sérgio Moro abriu hoje (16) ação penal contra mais dez investigados ligados às empreiteiras Camargo Correa e UTC Engenharia.
Terça, 16 de dezembro de 2014
07:52
Cooperativas do Ramo Mineral discutem diretrizes e fortalecimento do setor
Fórum Mato-grossense de Cooperativas de Mineral será realizado no dia 15
07:50
Chapeu FIM DE GOVERNO
O calote programado na saúde
Há quem preveja uma saída à francesa, mas este governo não parece ter sequer elegância para contravoltear fornecedores, principalmente os da Saúde.
Segunda, 15 de dezembro de 2014
08:27
Chapeu amm
Três candidatos concorrem à presidência da AMM
As chapas foram constituídas dentro do prazo regimental e os candidatos estão aptos tanto a votar quanto a serem votados.
08:21
Chapeu  TCE
Taques x Janete
Não consta, até hoje, que Janete Riva seja "ficha suja" ainda que não se possa, a priori, descartar eventuais problemas jurídicos. Isso é motivo?
Sábado, 13 de dezembro de 2014
10:47
Chapeu OBRA CONTROVERSA
"Errinho" provoca inundação sob viaduto
Alagamento infernizou o dia de pedestres e motoristas na Av. Fernando Correia
Sexta, 12 de dezembro de 2014
08:44
Chapeu TCE
Escolha exige requisitos legais
Presidente da Assembleia diz que vaga a ser preenchida é da Assembleia Legislativa e que não haverá interferência de outros poderes.
08:37
Chapeu PESADELO
Caixa atrasa pagamento a Construtoras
Atraso, desde novembro, compromete entregas do projeto "Minha Casa Minha Vida"
Quinta, 11 de dezembro de 2014
07:35
Chapeu política
CMO aprova relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias
A LDO, que estabelece as diretrizes gerais para a elaboração da proposta orçamentária.
Quarta, 10 de dezembro de 2014
21:55
Chapeu POLÍTICA
Morre deputado Valter Rabelo
Deputado não resistiu a parada cardíaca na madrugada

+ ver todas as matérias
Eparre

 Calote


Fornecedores de medicamentos fazem fila na Secretaria de Saúde em franco desespero para receberem por medicamentos entregues ao Estado. O "empenho" sequer se traduz no mínimo empenho para pagamento daquilo que está prometido e formalmente reservado no orçamento.

 Descalabro


Nenhum bom médico - e o atual secretário é um dos expoentes em cirurgias cardíacas - passa pela Secretaria de Saúde incólume aos percalços de um setor precarizado e carente de verbas. Em verdade, carente de compromisso com um governo cuja vontade ficou restrito à coleta de recursos para obras públicas.

 "Ilha da Banana"


Falta pouco para o arquivamento do processo de desapropriação da única residência do entorno ainda ocupada na "Ilha da Banana" entre a rampa e a descida da Avenida Coronel Escolástico. É bem provável que Secopa tenha optado pela solução mais simples: manter a casa e desfigurar o projeto do Largo do Rosário.

 Serviços


Quem mais sofre nestas circunstâncias são os prestadores de serviço dos mais diversos ramos e a atividades. E o que é mais assustador nesse delicado ramo da economia é que é "movido a gente", ou seja, as empresas do setor têm folhas de pagamento onerosas e intensivas.

 Uma sessão que promete


A sessão de hoje da Assembleia Legislativa promete altas temperaturas com a definição do(a) futuro(a) conselheiro(a) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Será possível saber até onde se tem um Poder Legislativo que faça jus ao nome ou a um simples espantalho de olhos arregalados de vergonha ou medo.

Eparre

Quarta, 17 de dezembro de 2014
Luiz Carlos
Taí. Leio o EPA diariamente. O Dr. Jorge Lafetá é um baita médico mas acho que nunca pensou na fria que ia entrar.

Quarta, 17 de dezembro de 2014
Ladislau
Minha nossa! Vcs bateram duro mesmo. Bolicho falido...

Quinta, 11 de dezembro de 2014
Décio de Assis
Tava mesmo na hora do Maggi mostrar serviço público. Serviço privado ele já mostrou bastante.

Quinta, 11 de dezembro de 2014
K.W.
Acho estranho. De repente vocês vêm dado um grande destaque ao Maggi como se não existissem outros senadores no Estado. Considero as reportagens boas e até me surpreendi com o artigo do Maggi mas vocês não eram tão generosos assim. O que houve?

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 mundo
Time-lapse dos lugares mais bonitos do mundo. Chamado de "Welcome to Earth"
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados