Cuiabá (MT), terça, 22 de julho de 2014
Turma do Epa
Sábado, 29 de junho de 2013, 04h23
Chapeu ACORIZAL

Poluição industrial despejada no rio Cuiabá é alvo de protesto

Moradores de Acorizal inovam a pauta de reivindicação das manifestações ao incluir questões ambientais nos protestos. Exemplo deveria ser seguido por todo o Mato Grosso.
Da Redação  / Cuiabá-MT


Em meio à banalização em que se transformaram algumas manifestações populares  que pipocam no país e também em Mato Grosso, uma ideia inteligente, original e oportuna vem do município mato-grossense de Acorizal: o protesto ambiental.

Os moradores da pequena cidade com pouco mais de 5 mil habitantes vão promover neste sábado (29/06), uma manifestação  contra a poluição industrial, a qual já afeta de forma severa a sustentabilidade do rio Cuiabá, a principal fonte de recurso hídrico daquele município.

O manifesto é organizado pelo movimento “Vem Pra Rua Acorizal”, criado em rede social por meio do Facebook nesta última semana. A concentração ocorre a partir das 07h30, no centro da cidade, às margens do rio Cuiabá na altura do porto da Balsa.

Conforme a programação os manifestante vão percorrer um trajeto de 2 mil metros até a sede da indústria de gelatina, apontada pela população como uma das maiores poluidoras do rio Cuiabá no município.  

Os moradores alegam que a fábrica despeja o resíduo industrial diretamente no rio, o que está afetando o equilíbrio ambiental e trazendo uma série de consequências ao município e aos moradores, entre elas a diminuição drástica da piscosidade do rio Cuiabá, fato responsável inclusive pelo afastamento dos turistas que praticavam a pesca em Acorizal.

A falta de ação das autoridades municipais em relação ao fato também será alvo de protesto. Moradores dizem que o Executivo e o Legislativo estão assistindo o rio Cuiabá agonizar e se calaram diante das agressões praticadas.

Seguindo o modelo nacional, a manifestação em Acorizal também inclui na pauta de reivindicações o combate a corrupção e qualidade para educação, transporte e saúde. O movimento local é intitulado “Vem Pra Rua Acorizal” e seus organizadores garantem permanecer com as manifestações até as providências serem adotadas.


 leia também
Segunda, 21 de julho de 2014
07:49
Chapeu SUCESSÃO 2014
Pesquisa interditada
Pedro Taques (PDT) que já tinha produzido material de campanha com a pesquisa Vox Populi onde aparece na liderança foi proibido de usar o material por suposta manipulação de dados.
Domingo, 20 de julho de 2014
11:53
Chapeu SUCESSÃO 2014
Uma campanha fedorenta
A entrevista foi concedida ao site Midia News e retrata a ênfase que o candidato a governador vai dar à corrupção.
Sábado, 19 de julho de 2014
08:40
Chapeu SUCESSÃO 2014
Governador reage e diz que fala com quem quiser.
Declarações de Rodrigo Janot acabam repercutindo e Silval afirma que fala com quiser, inclusive com o deputado Riva e aproveita para reclamar de atuação arbitrária do MPF.
Sexta, 18 de julho de 2014
08:12
Chapeu SUCESSÃO 2014
Muvuca está em campanha
Candidato participa, a convite, da abertura de torneio de futebol esta noite no Bairro CPA III.
07:11
Chapeu OPERAÇÃO ARARATH
Uma testemunha sob suspeita
O depoimento de Éder Moraes que será escoltado do Presídio da Papuda para Cuiabá para participar de audiência na 5a. Vara da Justiça Federal sob condução do juiz federal Jefferson Schneider está previsto para 24 ou 25 deste mês.
Quinta, 17 de julho de 2014
07:18
Chapeu ENERGIA
O dilema das hidrelétricas: fio d'água ou reservatórios?
Para o novo diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL - país terá que superar o dilema ou correr os riscos de estiagens severas.
07:15
Chapeu Operação Ararath
A procuradora e um "conflito de interesses"
A ampliação temporária do quadro de procuradores para incrementar o andamento da Operação Ararath esquadrinha fatos, documentos e mídias digitais das operações de Busca e Apreensão e condução coercitiva e provoca indagações.
Quarta, 16 de julho de 2014
07:23
Chapeu SUCESSÃ0 2014
"Pit Bulls" saem da coleira
Candidatos ao governo "terceirizam" ataques iniciais
07:23
Chapeu cidade
Furto das tampas dos poços da rede de esgoto aumentam 84%
O sistema de coleta de esgoto administrado pela concessionária de saneamento básico da capital possui aproximadamente 800 km de extensão e cerca de 10 mil tampões
Terça, 15 de julho de 2014
07:30
Chapeu DIREITOS HUMANOS
Movimentos sociais reivindicam junto aos Brics
Os movimentos sociais conseguiram se inserir na reunião dos BRICS (Brasil, Russia, India, China e África do Sul) para dar mais amplitude às reivindicações que os levaram à procurar as ruas durante a Copa.

+ ver todas as matérias
Eparre

 Trairagem


Por mais que não se queira dar nome aos bois, há dois expoentes que contribuiram, de forma decisiva, para a decisão de Jaime: os prefeitos de Cuiabá e Rondonópolis, cada um ao próprio estilo.

 Coisas da política


Jaime tratou o episódio como "coisas da política". Mostrou-se aliviado com a desistência. Vai dedicar-se, tanto quanto possível, ao que lhe resta no exercício do mandato e, de quebra, cuidar do rebanho.

 Pastoreio


É, literalmente, "cuidar do rebanho" mesmo. Jaime sempre se dedicou à atividade agropecuária e pretende continuar no ramo.

 Surpresa


Tudo indica que foi uma decisão refletida. A forma aliviada como se referiu à iniciativa tomada demonstra que a sensação de angústia desapareceu.

 Sem rancores


O senador sai da campanha sem rancores afirmando que seu estilo de fazer política sempre se baseou no verbo "somar". Durante o mandato de governador agregou seus correligionários e esta foi, também, a tônica de seu mandato de senador e mandamento que pretende levar até o fim do mandato.

Eparre

Segunda, 21 de julho de 2014
Maurício Fernandes
Todo o dia tem neguinho preso por corrupção ou malandragem. Todo o o dia. Será que tem ladrão de mais ou a Polícia está mais eficiente?

Segunda, 21 de julho de 2014
Carlos Rodrigues
Quem diria. O Taques parece o padre que diz "faça o que eu mando mas não faça o que eu faço". KKKK!!!!! Me engana que eu gosto.

Segunda, 21 de julho de 2014
Sérgio Araujo
E o Riva,hein? Mal começou a campanha e largou na frente do Lúdio? Será que a pesquisa tá certa mesmo?

Segunda, 21 de julho de 2014
Hermes Morato
A impressão que fica que uma hora vocês estão com o Riva, outra que estão com o Taques e outra com o Lúdio Cabral. Vocês não se definiram e parecem "maria vai com as outras". Ou, por acaso, seriam uns poucos gatos pingados daqueles 1% do Muvuca?

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 time-lapse
Artista desenhando com as duas mãos ao mesmo tempo
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados