Cuiabá (MT), segunda, 25 de julho de 2016
Turma do Epa
Sábado, 29 de junho de 2013, 04h23
Chapeu ACORIZAL

Poluição industrial despejada no rio Cuiabá é alvo de protesto

Moradores de Acorizal inovam a pauta de reivindicação das manifestações ao incluir questões ambientais nos protestos. Exemplo deveria ser seguido por todo o Mato Grosso.
Da Redação  / Cuiabá-MT


Em meio à banalização em que se transformaram algumas manifestações populares  que pipocam no país e também em Mato Grosso, uma ideia inteligente, original e oportuna vem do município mato-grossense de Acorizal: o protesto ambiental.

Os moradores da pequena cidade com pouco mais de 5 mil habitantes vão promover neste sábado (29/06), uma manifestação  contra a poluição industrial, a qual já afeta de forma severa a sustentabilidade do rio Cuiabá, a principal fonte de recurso hídrico daquele município.

O manifesto é organizado pelo movimento “Vem Pra Rua Acorizal”, criado em rede social por meio do Facebook nesta última semana. A concentração ocorre a partir das 07h30, no centro da cidade, às margens do rio Cuiabá na altura do porto da Balsa.

Conforme a programação os manifestante vão percorrer um trajeto de 2 mil metros até a sede da indústria de gelatina, apontada pela população como uma das maiores poluidoras do rio Cuiabá no município.  

Os moradores alegam que a fábrica despeja o resíduo industrial diretamente no rio, o que está afetando o equilíbrio ambiental e trazendo uma série de consequências ao município e aos moradores, entre elas a diminuição drástica da piscosidade do rio Cuiabá, fato responsável inclusive pelo afastamento dos turistas que praticavam a pesca em Acorizal.

A falta de ação das autoridades municipais em relação ao fato também será alvo de protesto. Moradores dizem que o Executivo e o Legislativo estão assistindo o rio Cuiabá agonizar e se calaram diante das agressões praticadas.

Seguindo o modelo nacional, a manifestação em Acorizal também inclui na pauta de reivindicações o combate a corrupção e qualidade para educação, transporte e saúde. O movimento local é intitulado “Vem Pra Rua Acorizal” e seus organizadores garantem permanecer com as manifestações até as providências serem adotadas.


 leia também
Domingo, 24 de julho de 2016
12:57
Chapeu IMPEACHMENT
Ministro do TCU dá mais 30 dias para defesa de Dilma sobre contas de 2015
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro concedeu mais 30 dias corridos de prazo para que a presidenta afastada Dilma Roussef apresente defesa sobre os questionamentos do TCU a respeito das contas do governo de 2015.
Sábado, 23 de julho de 2016
11:55
Temporada de júris começa terça em Várzea Grande
Começa na próxima terça-feira (26 de julho) a terceira reunião ordinária do tribunal do júri na comarca de Várzea Grande, em 2016.
11:01
Chapeu Operação Hashtag
Preso 11º suspeito de planejar atos terroristas no Brasil
Suspeito se entregou no fim da tarde desta sexta-feira (22) a policiais federais em Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso.
Sexta, 22 de julho de 2016
10:55
Chapeu operação hashtag
Presos por suspeita de terrorismo são transferidos para presídio em Campo Grande
A Polícia Federal (PF) anunciou, na manhã de hoje (22), que os dez presos na Operação Hashtag, suspeitos de preparar atos terroristas, foram transferidos nesta madrugada para a Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul
Quinta, 21 de julho de 2016
10:14
Chapeu greve
Empregados da Ebserh entram em greve por tempo indeterminado nesta sexta
Trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares ? EBSERH, lotados no Hospital Universitário Júlio Müller, deliberaram em assembleias realizadas na segunda-feira (18), indicativo de greve por tempo indeterminado.
10:08
Chapeu saúde
Patentes impedem redução de preços de tratamento da aids, diz relatório
Relatório divulgado hoje (21) pela organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) mostra que patentes farmacêuticas impedem a redução de preços dos tratamentos modernos de HIV.
10:02
Chapeu Economia
Puxada pelo feijão, prévia da inflação volta a subir e fecha 12 meses em 8,93%
A prévia da inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) voltou a acelerar este mês, ao subir 0,14 ponto percentual e passar de 0,40% para 0,54% entre junho e julho deste ano.
Quarta, 20 de julho de 2016
09:41
Chapeu Economia
Demanda por voos nacionais cai 5,9% e tem menor resultado para junho desde 2012
As companhias aéreas registraram, em junho, queda de 5,9% na demanda por voos domésticos em relação a junho de 2015, considerando o número de bilhetes vendidos, trecho percorrido e descontos de ocupação pela tripulação, cortesia e gratuidades.
09:37
Chapeu eleições 2016
Partidos podem escolher candidatos para eleição municipal a partir de hoje
A partir de hoje (20), os partidos políticos poderão realizar as convenções partidárias para escolher os candidatos que vão concorrer às eleições, em outubro, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
09:25
Chapeu Educação
Justiça proíbe que Sintep use crianças nas manifestações
O Tribunal de Justiça determinou que o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) retire todas as crianças e adolescentes que estão participando do movimento grevista da categoria.

+ ver todas as matérias
Eparre

 "Locus Delicti"


A Operação Rêmora, com seu desdobramento "Locus Delicti", exigiu um esforço de decodificação que incluiu o latim. Enfim, descobriu-se, que o ex-secretário Perminio Pinto, atualmente preso no Centro de Custódia do Carombé, teria se reunido com Geovani Guizardi numa sala em prédio no Bairro Santa Rosa. Daí o nome "locus delicti", ou seja, local do delito.

 QG - Quartel General


A sala foi compreendida como um ambiente próprio para a reunião dos dirigentes das empresas que participavam nas licitações da Secretaria de Educação. A expressão "Quartel General" foi empregada pela juíza Selma Arruda na fundamentação para a prisão preventiva dos envolvidos.

 Cultura geral


E com isso se enriquece a "cultura geral" dos jornalistas que cobrem as ações do MPE e do GAECO. Claro que a linguagem foi se modificando com o tempo e expressões próprias do Direito passaram a ser de conhecimento mais amplo. Marginal, Bandido, Latrocida, Suicida, Pistoleiro, Punguista, 171 e outras expressões de uso corrente acabaram superadas por outras, mais sofisticadas.

 "Colarinho branco"


Como se depreende até os "crimes de colarinho branco" foram se tornando mais elaborados com o decorrer do tempo. Os "guardiões do erário" foram acompanhando a evolução tecnológica para impedir a rapinagem de recursos do Estado - em síntese, de todos nós - que eram apropriados indevidamente.

 "Batom na cueca"


Assim, mesmo em linguagem mais rasteira, mas aplicável aos "crimes do colarinho branco", fica possível dizer que houve "descuido" e deixaram marcas de "batom na cueca", difíceis de serem explicadas. Talvez mais à frente estejamos voltando a dizer "batom no colarinho" o que terá as mesmas consequencias no ambiente próprio: a Justiça.

Eparre

Sábado, 23 de julho de 2016

Entre a notícia e a realidade que vocês expõem nos bastidores vou ser sincero: gosto mais da coluna e dos comentários porque não mentem jamais. A briga do Leitão com o Juarez em Sinop é um exemplo disso. E ninguém comenta na capital.

Quarta, 20 de julho de 2016

Não sei pq vcs se preocupam com tucanos. O Leitão toma coça do Juarez em Sinop faz é tempo.

Quarta, 20 de julho de 2016

Nós temos um grave problema. Ninguém quer ser oposição. Na Assembleia Zeca Viana é oposiçao e a Janaína de vez em quando.

Terça, 19 de julho de 2016

E que estou sem zap zap. Isso tá virando bagunça. Por isso liguei e peço para você protestar como estou fazendo agora. Registro meu protesto. Tenho dito.

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 publicidade
Parlamento Mirim 2016 - Assembleia Legislativa de Mato Grosso
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados