Cuiabá (MT), segunda, 02 de março de 2015
Turma do Epa
Sábado, 29 de junho de 2013, 04h23
Chapeu ACORIZAL

Poluição industrial despejada no rio Cuiabá é alvo de protesto

Moradores de Acorizal inovam a pauta de reivindicação das manifestações ao incluir questões ambientais nos protestos. Exemplo deveria ser seguido por todo o Mato Grosso.
Da Redação  / Cuiabá-MT


Em meio à banalização em que se transformaram algumas manifestações populares  que pipocam no país e também em Mato Grosso, uma ideia inteligente, original e oportuna vem do município mato-grossense de Acorizal: o protesto ambiental.

Os moradores da pequena cidade com pouco mais de 5 mil habitantes vão promover neste sábado (29/06), uma manifestação  contra a poluição industrial, a qual já afeta de forma severa a sustentabilidade do rio Cuiabá, a principal fonte de recurso hídrico daquele município.

O manifesto é organizado pelo movimento “Vem Pra Rua Acorizal”, criado em rede social por meio do Facebook nesta última semana. A concentração ocorre a partir das 07h30, no centro da cidade, às margens do rio Cuiabá na altura do porto da Balsa.

Conforme a programação os manifestante vão percorrer um trajeto de 2 mil metros até a sede da indústria de gelatina, apontada pela população como uma das maiores poluidoras do rio Cuiabá no município.  

Os moradores alegam que a fábrica despeja o resíduo industrial diretamente no rio, o que está afetando o equilíbrio ambiental e trazendo uma série de consequências ao município e aos moradores, entre elas a diminuição drástica da piscosidade do rio Cuiabá, fato responsável inclusive pelo afastamento dos turistas que praticavam a pesca em Acorizal.

A falta de ação das autoridades municipais em relação ao fato também será alvo de protesto. Moradores dizem que o Executivo e o Legislativo estão assistindo o rio Cuiabá agonizar e se calaram diante das agressões praticadas.

Seguindo o modelo nacional, a manifestação em Acorizal também inclui na pauta de reivindicações o combate a corrupção e qualidade para educação, transporte e saúde. O movimento local é intitulado “Vem Pra Rua Acorizal” e seus organizadores garantem permanecer com as manifestações até as providências serem adotadas.


 leia também
Sábado, 28 de fevereiro de 2015
08:38
Chapeu energia elétrica
Aneel aprova aumento de até 39,5% para contas de luz de 58 distribuidoras
Os impactos da revisão serão diferentes conforme a região da distribuidora. Para as concessionárias das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o impacto médio será de 28,7% e, para as distribuidoras que atuam nas regiões Norte e Nordeste, de 5,5%.
Sexta, 27 de fevereiro de 2015
08:30
Chapeu bloqueios
Entre 2009 e 2010 produtores de leite e caminhoneiros fizeram uma greve frança
E olha que lá eles são tão dependentes das rodovias quanto nós brasileiros, A frança tem cerca de 30.000 quilômetros de ferrovias, empatada com o brasil, Mas é 17 vezes menor do que nosso pais.
07:53
Chapeu Política
Especialista prevê ações no STF contra benefício a cônjuge de deputados
Ao autorizar o uso de verbas públicas para a compra de passagens aéreas de cônjuges de parlamentares, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, acaba por criar mais um telhado de vidro para o Congresso Nacional.
07:50
Chapeu MAIS UM DEGRAU
Defesa de Riva vai ao STJ
Com os mesmos argumentos encaminhados ao TJ/MT, a defesa de Riva quer reverter decisão no STJ. Se assistiram ao ´"Fantástico..."
Quinta, 26 de fevereiro de 2015
06:57
Chapeu PRISÃO CAUTELAR
Mantida prisão preventiva de Riva
Decisão reconhece que ex-deputado ainda pode influenciar instrução
06:55
Chapeu BLOQUEIO
Governo fixa preço do diesel por 6 meses
O bloqueio das estradas pelos caminhoneiros chegou ao fim com um amplo acordo que envolve a sanção, sem vetos, da Lei do Caminhoneiro e manutenção do preço do óleo diesel por 6 meses.
Quarta, 25 de fevereiro de 2015
07:56
Chapeu HABEAS CORPUS
Defesa de Riva aponta ilegalidade de prisão
O desembargador Rondon Bassil, da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, vai relatar habeas corpus interposto pela defesa do deputado José Riva que argumenta que a prisão decretada foi ilegal.
07:54
Chapeu BLOQUEIO DE ESTRADAS
Maggi alerta: "Isso derruba Governo"
Espero que essa onda de protestos por parte dos caminhoneiros não seja em vão. Que ela sirva para 'abrir os olhos' do Governo e da iniciativa privada, para analisar a forma e perceber que da forma como, hoje, está o transporte de carga no Brasil
Terça, 24 de fevereiro de 2015
07:57
Chapeu Internacional
Indonésia espera pedido de desculpas do Brasil e analisa cooperação bilateral
O porta-voz da diplomacia indonésia disse à Lusa que "um pedido de desculpa está subjacente"
07:53
Chapeu REEDIÇÃO
O festival de acusações e a prisão de Riva
Nenhuma novidade na onda moralizadora, em sintonia com o discurso de campanha. Depois do "circo" é a vez do "pão".

+ ver todas as matérias
Eparre

 Farisaismo


A hipocrisia e o farisaismo são defeitos que costumam andar juntos desde priscas eras.

 Volubilidade


O ser humano é, também, volúvel e os valores que deveriam nortear a conduta de todos são cada vez mais raros de serem encontrados.

 Ter e ser


No mundo atual nunca se viu tamanha subversão (eita palavrinha) entre o ter e o ser. É o descompasso entre os dois verbos que torna a pessoa menos ou mais feliz.

 Razão & emoção


Há quem prefira o jugo da razão do que a impetuosidade da razão, mas a sabedoria está em saber misturar as duas nas quantidades certas. Passa-se uma vida sem aprender.

 Amizades?


Há uma grande dificuldade em se conhecer amigos de bolso vazio.

Eparre

Sexta, 27 de fevereiro de 2015
Demerval Pereira
Faz tempo que não dou pitaco mas vou dar. Fica essa discussão no zap zap e essa pentelhação matinal. Td bem. Votei no Riva, sou Riva e me considerei muito bem representado esse tempo todo. Não sou fariseu, não sou volúvel, se ele for candidato voto de novo, prefiro ter e não sou dono da razão. Reconheço que o site está muito filosófico hoje. Agora que o mundo tá cheio de "amigos do bolso", meu caro, lá isso tá mesmo.

Sexta, 27 de fevereiro de 2015
Ladislau
Tá. Recebi o torpedo pelo zap zap. Acho que o pessoal do Epa tá errando feio nessa questão do Riva. Mas pergunto: a imprensa também não está errando geral? Aí fico com a lógica do EPA. Se a Justiça ainda não dispõe de todas as provas contra o Riva e se limita a indícios porque mantem o ex-deputado preso? Seria mais uma razão para que ele respondesse em liberdade.

Sexta, 27 de fevereiro de 2015
K.W.
Esse Mudrovistch não pode acreditar no que está falando. Falou por educação. Usou o manual de boas maneiras. Deve ter ficado muito puto com toda essa babaquice. Se até o Roberto Arruda lá de Brasília que foi flagrado com a mão na massa está respondendo em liberdade porque não o Riva? O sujeito mata, sai do flagrante e responde em liberdade pelo assassinato. O Riva não matou ninguém e esse discursinho idiota de que o corrupto mata os outros pela ausência de meios está como remédio vencido na Farmácia de Alto Custo.

Sexta, 27 de fevereiro de 2015
Luiz Carlos
Hummmm...achei a coluna um tanto filosófica hj. A que atribuir essa mudança?
Acho que os fariseus estão na Justiça, os volúveis me parece que na política, o ter está entre os ladrões do dinheiro público, o resto está meio difícil.

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 HUMOR
Continuando a série: Grandes feitos do sexo feminino!!
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados