Cuiabá (MT), sábado, 02 de agosto de 2014
Turma do Epa
Sábado, 29 de junho de 2013, 04h23
Chapeu ACORIZAL

Poluição industrial despejada no rio Cuiabá é alvo de protesto

Moradores de Acorizal inovam a pauta de reivindicação das manifestações ao incluir questões ambientais nos protestos. Exemplo deveria ser seguido por todo o Mato Grosso.
Da Redação  / Cuiabá-MT


Em meio à banalização em que se transformaram algumas manifestações populares  que pipocam no país e também em Mato Grosso, uma ideia inteligente, original e oportuna vem do município mato-grossense de Acorizal: o protesto ambiental.

Os moradores da pequena cidade com pouco mais de 5 mil habitantes vão promover neste sábado (29/06), uma manifestação  contra a poluição industrial, a qual já afeta de forma severa a sustentabilidade do rio Cuiabá, a principal fonte de recurso hídrico daquele município.

O manifesto é organizado pelo movimento “Vem Pra Rua Acorizal”, criado em rede social por meio do Facebook nesta última semana. A concentração ocorre a partir das 07h30, no centro da cidade, às margens do rio Cuiabá na altura do porto da Balsa.

Conforme a programação os manifestante vão percorrer um trajeto de 2 mil metros até a sede da indústria de gelatina, apontada pela população como uma das maiores poluidoras do rio Cuiabá no município.  

Os moradores alegam que a fábrica despeja o resíduo industrial diretamente no rio, o que está afetando o equilíbrio ambiental e trazendo uma série de consequências ao município e aos moradores, entre elas a diminuição drástica da piscosidade do rio Cuiabá, fato responsável inclusive pelo afastamento dos turistas que praticavam a pesca em Acorizal.

A falta de ação das autoridades municipais em relação ao fato também será alvo de protesto. Moradores dizem que o Executivo e o Legislativo estão assistindo o rio Cuiabá agonizar e se calaram diante das agressões praticadas.

Seguindo o modelo nacional, a manifestação em Acorizal também inclui na pauta de reivindicações o combate a corrupção e qualidade para educação, transporte e saúde. O movimento local é intitulado “Vem Pra Rua Acorizal” e seus organizadores garantem permanecer com as manifestações até as providências serem adotadas.


 leia também
Sexta, 01 de agosto de 2014
08:21
Chapeu OPERAÇÃO ARARATH
Éder assiste depoimentos
A instrução criminal de parte da Operação Ararath avança. Desta vez foram ouvidas testemunhas de defesa de Éder Moraes que alega legitimidade da movimentação financeira.
07:21
Chapeu OPERAÇÃO "SÃO JOSÉ"
PF cumpre busca e apreensão em gabinete de juiz federal em Cáceres
A ação visa desmontar um possível esquema de venda de sentenças na região.
Quinta, 31 de julho de 2014
07:20
Chapeu ELEIÇÕES 2014
Luciane protocola renúncia à suplência
Luciane Bezerra (PSB) deputada estadual e candidata à segunda suplência renunciou à candidatura.
07:19
Chapeu ELEIÇÕES 2014
Dinheiro: dura realidade das campanhas
Ainda que os candidatos não chamem "dinheiro" pelo nome e se utilizem de eufemismos para definir "apoios", até agora as campanhas enfrentam uma dura realidade: falta de dinheiro.
Quarta, 30 de julho de 2014
07:13
Chapeu vacinação
SUS vai vacinar crianças contra hepatite A
O Ministério da Saúde anunciou ontem (29) a inclusão da vacina contra o vírus da hepatite A no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde, a partir deste mês.
07:12
Chapeu ELEIÇÕES 2014
Campanha com pouco dinheiro
Ao se propor a fazer uma campanha franciscana, Taques responsabiliza as defecções de seu grupo por falta de "preparo" dos candidatos a deputado.
Terça, 29 de julho de 2014
07:39
Chapeu  ELEIÇÕES 2014
DEM não indica substituto
O DEM abriu mão de indicar um candidato das fileiras do Partido. Vai se Manter na Coligação "Coragem e Atitude para Mudar" e dará apoio ao candidato a governador.
07:31
Chapeu produção mineral
O cooperativismo está regularizando a atividade em MT
As cooperativas do ramo Mineral de Mato Grosso buscam melhorias para um setor que vive uma expressiva expansão, mas enfrenta sérios conflitos.
Domingo, 27 de julho de 2014
21:47
Chapeu  ELEIÇÕES 2014
Taques: em paz com Jaime
Ninguém fala sobre o que aconteceu de fato. A candidatura a reeleição de Jaime se tornou um fardo pesado. A união com o "velho" atrapalhava o discurso do novo. Por essas e outras, Jaime desistiu.
21:28
Chapeu CARGA TRIBUTÁRIA
Grandes empresas reduzem arrecadação
Pequenas e médias empresas sustentaram crescimento da arrecadação federal até agora.

+ ver todas as matérias
Eparre

 Taques e "Tampinha"

A Justiça Eleitoral acatou pedido de busca e apreensão na residência do candidato a deputado federal "Tampinha", no Alphaville, onde foi encontrado material impresso ilegal em estavam os números de telefone da PM e Bombeiros.

 Comitê de Taques

A Justiça eleitoral também varejou o Comitê - sede do PDT e da Coligação - do candidato Pedro Taques para a coleta de material que comprove atuação irregular na campanha com a intenção de desdobramento em ações próprias na Justiça Eleitoral pela campanha que se sente prejudicada, ou, possivelmente prejudicada. É o que se vai ver.

 Quem te viu, quem te vê


A rigor não se pode tirar conclusões precipitadas. Nada impede que alguém faça um impresso qualquer e até com conteúdo difamatório com o objetivo de prejudicar algum candidato. O material foi apreendido e levado à dependência própria da Justiça Eleitoral.

 Futebol


Éder comentou com seus advogados, a poucos minutos de ingressar na sala de audiências, que sente falta de atuar no futebol, uma de suas paixões.

 Ânimo melhor


Embora mais magro - emagreceu mais de quase 20 Kg - Éder pareceu ter melhorado pelo fato de ter deixado a Papuda em Brasília e cumprir a prisão preventiva na Polinter em Cuiabá. Bom não é, mas, com certeza, o clima local é melhor do que a aridez gelada de Brasília.

 Leitão e Pagot


O deputado federal tucano Nilson Leitão mostrou que não estão para "pururuca" como enfatizam adversários. Defensor da presença de Pagot na coordenação de campanha de Pedro Taques disse que"isto é um grupo político e não um convento" e até que se provem possíveis Pagot poderia dar relevante contribuição profissional à campanha.

Eparre

Sexta, 01 de agosto de 2014
Aracy
Vcs estão trabalhando junto com a defesa do Eder? Não entendi. O cara é inocente está preso? Bah!

Sexta, 01 de agosto de 2014
Carine Greites
Vcs estão querendo promover a colunista quase minha xará? Ou querem enterrar de vez o Éder?

Sexta, 01 de agosto de 2014
Irineu Fernandes
Putz meu! É grana pra cá, grana pra lá, corrupção política, inquérito prum lado, depois pra outro. Vôte. Tá difícil ser honesto, hein?

Sexta, 01 de agosto de 2014
Ezequiel Amorim
Quer dizer que os anjinhos moralistas estavam fazendo campanha pra tripudiar nos adversários? Isso só deve ser pro Riva. Foi o advogado dele quem requereu. Sacanagem. Depois fica posando de bom moço.

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 HUMOR
Leandro Hassum falandro sobre experiências religiosas no Jô
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados