Cuiabá (MT), sábado, 04 de julho de 2015
Turma do Epa
Sábado, 29 de junho de 2013, 04h23
Chapeu ACORIZAL

Poluição industrial despejada no rio Cuiabá é alvo de protesto

Moradores de Acorizal inovam a pauta de reivindicação das manifestações ao incluir questões ambientais nos protestos. Exemplo deveria ser seguido por todo o Mato Grosso.
Da Redação  / Cuiabá-MT


Em meio à banalização em que se transformaram algumas manifestações populares  que pipocam no país e também em Mato Grosso, uma ideia inteligente, original e oportuna vem do município mato-grossense de Acorizal: o protesto ambiental.

Os moradores da pequena cidade com pouco mais de 5 mil habitantes vão promover neste sábado (29/06), uma manifestação  contra a poluição industrial, a qual já afeta de forma severa a sustentabilidade do rio Cuiabá, a principal fonte de recurso hídrico daquele município.

O manifesto é organizado pelo movimento “Vem Pra Rua Acorizal”, criado em rede social por meio do Facebook nesta última semana. A concentração ocorre a partir das 07h30, no centro da cidade, às margens do rio Cuiabá na altura do porto da Balsa.

Conforme a programação os manifestante vão percorrer um trajeto de 2 mil metros até a sede da indústria de gelatina, apontada pela população como uma das maiores poluidoras do rio Cuiabá no município.  

Os moradores alegam que a fábrica despeja o resíduo industrial diretamente no rio, o que está afetando o equilíbrio ambiental e trazendo uma série de consequências ao município e aos moradores, entre elas a diminuição drástica da piscosidade do rio Cuiabá, fato responsável inclusive pelo afastamento dos turistas que praticavam a pesca em Acorizal.

A falta de ação das autoridades municipais em relação ao fato também será alvo de protesto. Moradores dizem que o Executivo e o Legislativo estão assistindo o rio Cuiabá agonizar e se calaram diante das agressões praticadas.

Seguindo o modelo nacional, a manifestação em Acorizal também inclui na pauta de reivindicações o combate a corrupção e qualidade para educação, transporte e saúde. O movimento local é intitulado “Vem Pra Rua Acorizal” e seus organizadores garantem permanecer com as manifestações até as providências serem adotadas.


 leia também
Quarta, 01 de julho de 2015
08:44
Chapeu política
Redução da maioridade penal para crimes graves é rejeitada pela Câmara
Após mais de quatro horas de discussão, o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.
08:42
Chapeu saúde
Quedas em idosos: um grave e crescente problema de Saúde Pública
As quedas nas pessoas idosas são comuns e aumentam progressivamente com a idade em ambos os sexos e em todos os grupos étnicos e raciais.
Terça, 30 de junho de 2015
08:17
Chapeu Lava Jato
Em Nova York, Dilma diz que não respeita delatores
A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (29) que não houve nenhuma irregularidade em sua campanha presidencial e que não respeita delatores.
Segunda, 29 de junho de 2015
08:09
Chapeu política
Redução da maioridade penal é o principal tema da semana na Câmara
A votação da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos é o principal assunto da semana na Câmara dos Deputados.
08:07
Chapeu política
Dilma encerra em Nova York Encontro sobre Investimentos no Brasil
A presidenta Dilma Rousseff faz hoje (29), em Nova York, o discurso de encerramento do Encontro Empresarial sobre Oportunidades de Investimento em Infraestrutura no Brasil.
Domingo, 28 de junho de 2015
13:41
Chapeu Sisutec
Inscrições para o Sisutec começam amanhã
Quem quiser concorrer a um vaga no ensino técnico pode se inscrever a partir de amanhã (29), pela internet, no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
Sexta, 26 de junho de 2015
08:34
Chapeu política
Gabas: aumento real da aposentadoria coloca em risco política do salário mínimo
O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, diz que o governo vai trabalhar para tentar derrubar, no Senado, a correção de todas as aposentadorias pela fórmula do salário mínimo
Quinta, 25 de junho de 2015
08:37
Chapeu política
Câmara estende reajustes do salário mínimo a benefícios da Previdência Social
A Câmara dos Deputados aprovou emenda que estende os reajustes do salário mínimo aos benefícios da Previdência Social
Quarta, 24 de junho de 2015
08:35
Chapeu política
Sistema penitenciário pode piorar com redução de maioridade penal, diz Cardozo
"Se houver uma redução da maioridade penal, os números da pesquisa seguramente serão muito piores."
Terça, 23 de junho de 2015
08:32
Chapeu Economia
Governo deve apresentar novo programa de reforma agrária em julho
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, disse que o governo está preparando um novo programa de reforma agrária

+ ver todas as matérias
Eparre

 Doações de campanha


Interessante como se manifestaram tesoureiros de campanha. Os "tesoureiros" de todos os Partidos conhecem os doadores. Em outras palavras: o joguinho democrático é bancado pelos interessados. Voto tem preço e democracia tem custo. Sempre foi assim e não será diferente.

 Plutocracia


O Brasil pensou que iria enveredar para uma democracia. Nunca aconteceu. Dá-se apenas uma roupagem a um cassino onde já se sabe, previamente, que aqueles que dispõem dos maiores cacifes serão os vencedores. Assim temos um governo de "plutocratas" mas se quiserem esquecer o "l" pouca diferença faz no resultado. Acho, ainda, que as putas mereçam mais respeito.

 Constrangimento


Dilma foi falar de "petrolão" nos EUA. Havia uma regra de que as questões internas eram tratadas "internamente". A impressão que tive é de que a mídia resolveu incomodar para dar satisfação aos investidores americanos.

 Delator premiado e "cagueta"


Dilma condenou, de forma um tanto confusa, a "caguetagem" que agora têm nome novo: "delator", ou, "acusado colaborador". Nos velhos tempos os "caguetas" eram devidamente "patrolados por comparsas". Agora são "petrolados" e se transformam em vilões heróis. Pode? Claro! Isto é Brasil.

 Demonização do PT


Se for para "demonizar" o PT vale tudo. Doação eleitoral na forma da lei e contas aprovadas pela Justiça Eleitoral não significam nada. O governo petista recebe "propina". Quem está no poder leva "propina". É um conceito. Só vale para o PT. O Governo de São Paulo licitou a linha 6 do Metrô que ficou com a Odebrecht que, por sua vez, doou para o governador Alckmin. Com tucano não há coação. Há a velha e costumeira "colaboração" empresarial desinteressada. Deve existir até quem acredite nisso. Muita gente não vê o tempo passar e coloca bilhetinhos no chinelo e coloca na janela esperando Papai Noel.

Eparre

Domingo, 07 de junho de 2015
Frederico
A gente lê a coluna e se põe em guarda. Quem a escreveu merece aplausos pela lembrança de que "eu posso ser você amanhã". Ou seja, quem aplaude a Justiça sacana contra o Riva poderá vir a ter essa mesma Justiça contra si. Ninguém está livre de escorregar numa casca de banana. Os que não entenderam a coluna podem continuar mamando.

Domingo, 07 de junho de 2015
joão bragion neto
Só não entendo porque para os empregados domésticos, o aviso prévio terá considerações especiais, como o acréscimo de dias proporcionais ao tempo de serviço, sendo que as demais categorias profissionais não gozam deste direito!Isso não é elitista? Os direitos não deveriam ser iguais para todos?? Porque será?....??

Terça, 02 de junho de 2015
Honorato Almeida
Olha. Enquanto estiver em debate uma reforma política que parece que muda para deixar tudo pior, melhor ficar como está. A gente poderia escolher político no palitinho. É tudo a mesma merda.

Terça, 02 de junho de 2015
K.W.
Vcs devem estar aprontando alguma coisa. Só pode.

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 HUMOR
Acompanhe o molejo e erotismo deste pimpão de sunguinha.
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados