Cuiabá (MT), sábado, 02 de julho de 2016
Turma do Epa
Sábado, 29 de junho de 2013, 04h23
Chapeu ACORIZAL

Poluição industrial despejada no rio Cuiabá é alvo de protesto

Moradores de Acorizal inovam a pauta de reivindicação das manifestações ao incluir questões ambientais nos protestos. Exemplo deveria ser seguido por todo o Mato Grosso.
Da Redação  / Cuiabá-MT


Em meio à banalização em que se transformaram algumas manifestações populares  que pipocam no país e também em Mato Grosso, uma ideia inteligente, original e oportuna vem do município mato-grossense de Acorizal: o protesto ambiental.

Os moradores da pequena cidade com pouco mais de 5 mil habitantes vão promover neste sábado (29/06), uma manifestação  contra a poluição industrial, a qual já afeta de forma severa a sustentabilidade do rio Cuiabá, a principal fonte de recurso hídrico daquele município.

O manifesto é organizado pelo movimento “Vem Pra Rua Acorizal”, criado em rede social por meio do Facebook nesta última semana. A concentração ocorre a partir das 07h30, no centro da cidade, às margens do rio Cuiabá na altura do porto da Balsa.

Conforme a programação os manifestante vão percorrer um trajeto de 2 mil metros até a sede da indústria de gelatina, apontada pela população como uma das maiores poluidoras do rio Cuiabá no município.  

Os moradores alegam que a fábrica despeja o resíduo industrial diretamente no rio, o que está afetando o equilíbrio ambiental e trazendo uma série de consequências ao município e aos moradores, entre elas a diminuição drástica da piscosidade do rio Cuiabá, fato responsável inclusive pelo afastamento dos turistas que praticavam a pesca em Acorizal.

A falta de ação das autoridades municipais em relação ao fato também será alvo de protesto. Moradores dizem que o Executivo e o Legislativo estão assistindo o rio Cuiabá agonizar e se calaram diante das agressões praticadas.

Seguindo o modelo nacional, a manifestação em Acorizal também inclui na pauta de reivindicações o combate a corrupção e qualidade para educação, transporte e saúde. O movimento local é intitulado “Vem Pra Rua Acorizal” e seus organizadores garantem permanecer com as manifestações até as providências serem adotadas.


 leia também
Sexta, 01 de julho de 2016
09:38
Chapeu Lei das Estatais
Com 10 vetos, Lei das Estatais é publicada no Diário Oficial
Entre os itens vetados, está um trecho do Artigo 13 da lei, que proíbe a acumulação de cargos de diretor ou de diretor-presidente e de membro do conselho de administração pela mesma pessoa.
09:32
Chapeu em Várzea grande
Assistência Social realiza ação do Bolsa Família nesta sexta
A prefeitura de Várzea Grande organiza hoje (01) uma ação descentralizada na oferta de serviços focada, principalmente, na atualização do Cadastro Único e do Bolsa Família.
09:24
Chapeu artigo
Teve início ontem, (30) a sexta conferência nacional das cidades, etapa municipal de Cuiabá.
Esta, como as demais conferências das cidades, realizadas em mais de mil cidades insere-se no bojo de articulações dos governos federal, através do Ministério das cidades e do Conselho Nacional das cidades.
09:19
Chapeu no mês das férias
Casa da Moeda suspende produção de passaporte por falha em máquina
A produção nacional de passaportes foi interrompida pela Casa da Moeda. O motivo, segundo a empresa, foi o defeito em uma das máquinas utilizadas na produção do documento.
09:13
Chapeu LAVA JATO
Teori manda para Moro investigação sobre Delcídio na Lava Jato
O ministro atendeu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) em função da cassação do mandato de Delcídio pelo plenário do Senado, em maio.
Quinta, 30 de junho de 2016
09:34
Chapeu PIS/Pasep
Termina hoje prazo para sacar o PIS/Pasep
Hoje é o último dia para o trabalhador sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
09:29
Chapeu certidão de nascimento
Cartório oferece certidão com CPF gratuitamente
O cartório do Segundo Ofício da Comarca de Várzea Grande tem oferecido um serviço diferenciado à população, o tabelionato realiza gratuitamente a emissão de certidões de nascimento com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
09:24
Chapeu drogas
Cuiabá cria matriz de responsabilidade para atender usuários de drogas
Cuiabá é a primeira cidade de Mato Grosso a ter uma matriz de responsabilidade - instituída por meio de um decreto - para dar assistência aos usuários de drogas ilícitas e álcool e seus familiares.
09:20
Chapeu dívida
Governador busca alternativas para manter em dia pagamento de dívida dolarizada
O governador Pedro Taques se reuniu, nesta quarta-feira (29.06), com o advogado-geral da União, Fábio Medina Ozório, para discutir alternativas que garantam o pagamento em dia da dívida dolarizada de Mato Grosso.
09:14
Chapeu rga
"Votação da RGA foi realizada de forma democrática e transparente", afirma Maluf
O presidente da ALMT, deputado Guilherme Maluf (PSDB), afirmou que todo o processo de discussão e votação referente ao pagamento da RGA foi conduzido de forma democrática e transparente.

+ ver todas as matérias
Eparre

 Água na fervura


A Revisão Geral Anual - RGA - entre em compasso de espera. Fim de semana será suficiente para colocar um pouco de água na fervura.

 Falta de educação

O deputado Nininho reclamou da falta de educação dos servidores que estavam na galeria. Pediu ao presidente que mobilizasse a Polícia Legislativa para esvaziar as galerias. Queria terminar o discurso, mas, as falas eram seguidamente interrompidas por vaias.

 Cavalo de pau na sucessão


Enquanto isso a sucessão na presidencia da Assembleia dá um cavalo de pau. Eduardo Botelho (PSB) não desistiu da pretensão de disputar a presidencia apesar de ser deputado de primeira legislatura. Garante que o governador Pedro Taques lhe dá o apoio necessário.

 E a autonomia?


Interessante a postura do deputado Botelho. Quando fala em apoio do governador será que pretende transformar o Legislativo numa sucursal do Poder Executivo? A impressão é que o eleitorado não gosta muito de Legislativos que se tornam meras vaquinhas de presépio do mandante de plantão.

 Cacife


De qualquer modo o deputado continua firme no seu propósito e, mais uma vez, assegura ter "cacife" para bancar o seu pleito. A pergunta que se faz é a qual cacife o deputado se refere: cacife político ou financeiro? Se for o segundo, pega mal. Sabe-se do poder desse cacife, mas, sempre que colocado em jogo perdeu para o cacife político.

Eparre

Terça, 21 de junho de 2016
dson Luis
Vocês parecem macacas de auditório da Dilma. Ela já era. Só falta o velório.

Terça, 21 de junho de 2016
K.W.
Não tem jeito. Sou obrigado a ler aqui. Gostei da reportagem. Quem não deve gostar é o Taques. Ele não gosta de ouvir verdades. Menos ainda de ler.

Quarta, 30 de março de 2016
Lucio Ferreira
Cara, o Temer é traíra na política mas fiel ao bom gosto. Escolheu uma gata e agora camufla. Mesmo assim não apoio o Golpe. Deixa o mordomo de traidor quieto junto com o PMDBosta.

Terça, 29 de março de 2016
Ubiraci Carvalho
Será que o cara usa uma toga e já se acha dono da verdade? Impeachment sem crime de responsabilidade deve ser chamado pelo verdadeiro nome: GOLPE!

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 publicidade
Parlamento Mirim 2016 - Assembleia Legislativa de Mato Grosso
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados