Cuiabá (MT), terça, 30 de maio de 2017
Turma do Epa
Sábado, 29 de junho de 2013, 04h23
Chapeu ACORIZAL

Poluição industrial despejada no rio Cuiabá é alvo de protesto

Moradores de Acorizal inovam a pauta de reivindicação das manifestações ao incluir questões ambientais nos protestos. Exemplo deveria ser seguido por todo o Mato Grosso.
Da Redação  / Cuiabá-MT


Em meio à banalização em que se transformaram algumas manifestações populares  que pipocam no país e também em Mato Grosso, uma ideia inteligente, original e oportuna vem do município mato-grossense de Acorizal: o protesto ambiental.

Os moradores da pequena cidade com pouco mais de 5 mil habitantes vão promover neste sábado (29/06), uma manifestação  contra a poluição industrial, a qual já afeta de forma severa a sustentabilidade do rio Cuiabá, a principal fonte de recurso hídrico daquele município.

O manifesto é organizado pelo movimento “Vem Pra Rua Acorizal”, criado em rede social por meio do Facebook nesta última semana. A concentração ocorre a partir das 07h30, no centro da cidade, às margens do rio Cuiabá na altura do porto da Balsa.

Conforme a programação os manifestante vão percorrer um trajeto de 2 mil metros até a sede da indústria de gelatina, apontada pela população como uma das maiores poluidoras do rio Cuiabá no município.  

Os moradores alegam que a fábrica despeja o resíduo industrial diretamente no rio, o que está afetando o equilíbrio ambiental e trazendo uma série de consequências ao município e aos moradores, entre elas a diminuição drástica da piscosidade do rio Cuiabá, fato responsável inclusive pelo afastamento dos turistas que praticavam a pesca em Acorizal.

A falta de ação das autoridades municipais em relação ao fato também será alvo de protesto. Moradores dizem que o Executivo e o Legislativo estão assistindo o rio Cuiabá agonizar e se calaram diante das agressões praticadas.

Seguindo o modelo nacional, a manifestação em Acorizal também inclui na pauta de reivindicações o combate a corrupção e qualidade para educação, transporte e saúde. O movimento local é intitulado “Vem Pra Rua Acorizal” e seus organizadores garantem permanecer com as manifestações até as providências serem adotadas.


 leia também
Segunda, 29 de maio de 2017
17:51
Chapeu política
PEC do Foro Privilegiado e outras quatro estão prontas pra votação no Senado
Aprovada em primeiro turno no final de abril, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 10/2013, que acaba com o foro especial por prerrogativa de função, pode ser votada em segundo turno pelo plenário do Senado a partir de amanhã (30).
10:24
Chapeu economia
Mercado financeiro espera corte de 1 ponto percentual na Selic esta semana
Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) esperam por corte de 1 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para amanhã (30)
09:19
Chapeu ARTE NAIF
Artistas de MT vão expor na Polônia
Nilson Pimenta, Rimaro, Valques Rodrigues e Marlene Kirchesch foram selecionados para participar do 10º Festival Mundial de Arte Naif, que vai acontecer em cidade polonesa
09:04
Chapeu EXPOSIÇÃO
A cultura e produtos da Índia
Em cartaz no Goiabeiras Shopping até 27 de junho, mostra apresenta objetos de decoração, lenços, pashminas, tapetes, roupas, móveis, joias, painéis e vídeos.
Domingo, 28 de maio de 2017
19:18
Chapeu política
Manifestação em Copacabana pede Diretas Já
Uma manifestação na Praia de Copacabana reúne desde o início da tarde de hoje (28) milhares de pessoas pedindo a realização de eleições diretas, caso o presidente Michel Temer seja afastado.
19:13
Chapeu educação
Sisu abre inscrições amanhã; vagas estão disponíveis para consulta
Começam amanhã (29) as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas estão disponíveis para consulta na página do Sisu.
19:10
Chapeu Mudança
Temer troca comando dos ministérios da Justiça e da Transparência
O presidente Michel Temer decidiu hoje (28) trocar o comando dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Transparência.
Sábado, 27 de maio de 2017
12:42
Chapeu ENCONTRO NACIONAL
Combate à corrupção na pauta em Cuiabá
Evento aconteceu na 5ª e na 6ª, destacando que práticas corruptas no Brasil são algo sistêmico e não há uma solução única que resolva todos os problemas de uma só vez
12:31
Chapeu INSCRIÇÕES ABERTAS
Atividades com Bené Fonteles
Artista, que já viveu em Cuiabá, tem participação ativa na mostra itinerante da 32ª Bienal de São Paulo e compartilha seus saberes e fazeres entre 30/05 e 02/06
12:24
Chapeu EVENTO TRADICIONAL
27 grupos quadrilheiros inscritos
Realizado há quase vinte anos, o Festival Mato-grossense de Quadrilhas de 2017 começa neste sábado (27/05), em Rondonópolis, e termina em General Carneiro (02/07)

+ ver todas as matérias
Eparre

 Sindicalistas ficam sem vale alimentação


Rosenwald R. dos Santos e Elisângela Antunes, respectivamente presidente e tesoureira do Sindicado dos Servidores da Magistratura Estadual reivindicaram a inclusão do vale-alimentação nos respectivos salários que recebem afastados das respectivas funções. Como a categoria profissional tem elegido a Diretoria sem grandes alterações de nomes não há, por certo, reparo ao bom desempenho dos sindicalistas. O problema é o afastamento que subtrai esse direito.

 Resolução do Pleno proíbe


A resolução 010/2011 impede que servidores afastados das respectivas funções, em qualquer circunstância, deixem de receber o benefício. A primeira tentativa de obter o vale-alimentação foi feita sob a presidencia do desembargador Orlando Perri e negada. Nesta "volta à carga", a negativa partiu do desembargador Rui Ramos Ribeiro, presidente do TJ/MT que apenas cumpriu uma resolução do Pleno. Não se trata, portanto, de perseguição, mas, sim, de regulamento à concessão do vale-alimentação.

 Escutas clandestinas: coronel deixa prisão


Como o promotor da Vara de Justiça Militar não havia se pronunciado sobre a prisão requerida pelo condutor do IPM designado pela Corregedoria de Polícia Militar, o MPE, por não ter vislumbrando indícios que imputem o ex-comandante da Polícia Militar, coronel RR Zaqueu Barbosa, este foi liberado da prisão preventiva que vinha cumprindo.

 Escutas vêm desde 2013 (no mínimo)


Esse assunto já rolava desde 2013 e começou pela Vara de Sinop, com pedidos de interceptação "enxertados" com a nominata equivocada dos telefones interceptados. O juiz só decreta a interceptação a partir de representação da autoridade policial, com fiscalização do Ministério Público, com o relatório de inteligencia subsidiando o pedido com a indicação dos telefones e a suposta vinculação com o caso. Difícil culpabilizar alguém pelos números dos telefones encaminhados. Os bandidos usam os mais diversos expedientes: números clonados, números em nome de terceiros, números em nome de falecidos e todo o tipo de artimanhas para não serem interceptados.

 Jaime Campos e candidatura


O secretário de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Várzea Grande, Jaime Campos, está animado com os resultados que a nova gestão da cidade vem conseguindo. Como vem sendo assediado pelo Democratas para alçar uma candidatura majoritária, o ex-senador nem desconversa, nem conversa. Vai esperar o tempo passar com o argumento de "cada coisa no seu tempo".

  Wellington é "governadorável"


Quem reúne condições ideais para uma disputa é Wellington Fagundes ainda que não tenha se manifestado a respeito. É "governadorável" numa condição ideal: a disputa no meio do mandato que, na pior das hipóteses, ampliaria o seu "recall" para uma reeleição futura caso não se eleja. Repetiria "Taques" que se candidatou justamente no meio do mandato.

Eparre

Segunda, 29 de maio de 2017
Ubiraci Carvalho
Acho vcs mais animados com a cobertura local mas essa amizade de Jajah e Janaína e daquelas!

Quinta, 25 de maio de 2017
Jocimar Arantes
Acho que esse negócio de RGA é uma encheção de saco anual com a qual temos que conviver.

Quarta, 24 de maio de 2017
Marcio
E o que nós temos a ver com essa discussão se a conta é sempre nossa? Desembargador ganha demais, juiz ganha demais, promotor ganha demais, fiscais ganham os tufos de grana e nós temos que aguentar essa moagem todo o ano?

Quarta, 24 de maio de 2017
Lucio Ferreira
Acho que vocês deveriam dar mais valor para as coisas que nos interessam. Porque a reportagem sobre o RGA ficou escondida pelas matérias nacionais?

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 FUTEBOL
Zidane trollando o goleiro das divisões de base do Real Madrid
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados