Cuiabá (MT), domingo, 19 de abril de 2015
Turma do Epa
Sábado, 29 de junho de 2013, 04h23
Chapeu ACORIZAL

Poluição industrial despejada no rio Cuiabá é alvo de protesto

Moradores de Acorizal inovam a pauta de reivindicação das manifestações ao incluir questões ambientais nos protestos. Exemplo deveria ser seguido por todo o Mato Grosso.
Da Redação  / Cuiabá-MT


Em meio à banalização em que se transformaram algumas manifestações populares  que pipocam no país e também em Mato Grosso, uma ideia inteligente, original e oportuna vem do município mato-grossense de Acorizal: o protesto ambiental.

Os moradores da pequena cidade com pouco mais de 5 mil habitantes vão promover neste sábado (29/06), uma manifestação  contra a poluição industrial, a qual já afeta de forma severa a sustentabilidade do rio Cuiabá, a principal fonte de recurso hídrico daquele município.

O manifesto é organizado pelo movimento “Vem Pra Rua Acorizal”, criado em rede social por meio do Facebook nesta última semana. A concentração ocorre a partir das 07h30, no centro da cidade, às margens do rio Cuiabá na altura do porto da Balsa.

Conforme a programação os manifestante vão percorrer um trajeto de 2 mil metros até a sede da indústria de gelatina, apontada pela população como uma das maiores poluidoras do rio Cuiabá no município.  

Os moradores alegam que a fábrica despeja o resíduo industrial diretamente no rio, o que está afetando o equilíbrio ambiental e trazendo uma série de consequências ao município e aos moradores, entre elas a diminuição drástica da piscosidade do rio Cuiabá, fato responsável inclusive pelo afastamento dos turistas que praticavam a pesca em Acorizal.

A falta de ação das autoridades municipais em relação ao fato também será alvo de protesto. Moradores dizem que o Executivo e o Legislativo estão assistindo o rio Cuiabá agonizar e se calaram diante das agressões praticadas.

Seguindo o modelo nacional, a manifestação em Acorizal também inclui na pauta de reivindicações o combate a corrupção e qualidade para educação, transporte e saúde. O movimento local é intitulado “Vem Pra Rua Acorizal” e seus organizadores garantem permanecer com as manifestações até as providências serem adotadas.


 leia também
Sábado, 18 de abril de 2015
23:05
Chapeu política
Defesa de Vaccari entra com pedido de habeas corpus no TRF4
A defesa de João Vaccari Neto protocolou, na noite de ontem (17), por volta das 22h, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Quinta, 16 de abril de 2015
08:13
Chapeu ldo
Governo propõe salário mínimo de R$ 854 em 2016
O salário mínimo no próximo ano deve chegar a R$ 854, valor que consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016
Quarta, 15 de abril de 2015
08:57
Chapeu CAMINHONAÇO
Blairo critica BNDES por caminhões
Senador diz que é mais fácil nascer dinheiro do que BNDES cumprir MP dos Caminhoneiros
07:48
Chapeu política
Dilma indica jurista Luiz Edson Fachin para o STF
A indicação foi confirmada há pouco pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para que assuma a vaga, porém, o nome de Fachin precisa ser aprovado pelo Senado Federal.
Terça, 14 de abril de 2015
08:26
Chapeu dengue
Casos de dengue no Brasil aumentam 240% no primeiro trimestre do ano
O número de casos de dengue no país este ano, até o dia 28 de março, aumentou 240,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segunda, 13 de abril de 2015
11:59
Chapeu Saúde
Prefeito: Asfalto não sente dor
Quem não adoeceu teve sorte de não precisar de serviços médicos da Prefeitura
Domingo, 12 de abril de 2015
20:23
Chapeu manifestações
Em menos de um mês, manifestantes voltam às ruas em protestos contra o governo
Os protestos contra o governo e pelo fim da corrupção convocados para hoje (12) por diversas organizações reuniram manifestantes em todas as regiões do país.
Sábado, 11 de abril de 2015
21:12
Chapeu política
Dilma destaca avanços sociais na América Latina ao falar na Cúpula das Américas
A presidenta atribuiu os avanços ao rigor democrático da região e à capacidade dos países latino-americanos
Sexta, 10 de abril de 2015
08:04
Chapeu lava jato
Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Lava Jato
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (10) a 11ª fase da Operação Lava Jato, intitulada A Origem, que investiga desvios de recursos na Petrobras.
Quinta, 09 de abril de 2015
08:24
Chapeu política
Câmara aprova texto principal da lei que regulamenta terceirização
A aprovação na noite de quarta (8), pela Câmara, do texto principal do projeto de lei que regulamenta os contratos de terceirização no setor privado e em empresas públicas, de economia mista

+ ver todas as matérias
Eparre

 Ecos da CPI


Alguém, irritado com as perguntas de Wilson Santos a Eder Moraes, abordando temas fora do escopo da CPI das Obras da Copa, resolveu fazer um adendo: "Porque o Wilson não explica a acusação de desvio de recursos públicos na ação de improbidade administrativa sobre o Contorno Sul, que tramita contra ele na Justiça Federal?"

 Explicações


A mesma pessoa, atenta à CPI, ainda argumentou: "Não é só o Éder que deve explicações. Quem lhe pergunta também deve e não dá" e aproveitou para questionar a imprensa: "Porque os jornalistas presentes não tem a mínima curiosidade em saber? Será que temem alguma represália do líder do governo?"

 Rinha


Se fosse rinha a briga teria sido boa. Defensores do "galinho" se irritaram com os questionamentos do interlocutor inopotuno. A torcida tinha aspecto de claque.

 Silval e a CPI


O ex-governador está manobrando para alterar a condição em que poderá prestar depoimento à CPI: "convidado". Como testemunha teme, mais à frente, uma eventual acusação de perjúrio ao responder as questões.

 Riva e o VLT


Dizem que o deputado Riva foi o grande articulador do VLT. Nem ele próprio nega isso. Foi mesmo. Só esqueceram de acrescentar que à mesma conclusão - de que o VLT seria a melhor solução para Cuiabá - o bom comparecimento às audiências públicas e o mesmo assentimento na época.

 O PT e tesouraria


O PT tem encontrado muitas dificuldades para preencher a vaga de tesoureiro da sigla. Bem provável que a função de "arrecadador de doações" tenha ficado tisnada. O juiz Sérgio Moro interpreta que só as doações ao PT, declaradas e segundo a legislação eleitoral podem ser criminalizadas. E não é só o juiz, não. Os integrantes da CPI da Petrobrás pensam do mesmo jeito.

 Corrupção e heroísmo


Interessante a condição de Pedro Barusco e Paulo Roberto Costa. Os dois corruptos confessos passaram da condição de réus a herois, graças à mídia talentosa para conspurcar os fatos. Evidente que a mídia não está só. Dá valioso apoio ao furibundo juíz paranaense cuja esposa advoga para o tucanato. Mas, nada a ver. Vamos acreditar na imparcialidade e fazer cara de paisagem.

Eparre

Sábado, 18 de abril de 2015
K.W.
A sra. meritíssima é muito furiosa. Como o marido. Disse não ter advogado para PSDB, PP ou PQP. Ela deveria ser o "MANUAL DO PERFEITO IDIOTA" e saberá porque ninguém irá acreditar no desabafo furioso pelo facebook

Sábado, 18 de abril de 2015
Amarildo
Cara não vou entrar na sua. Essas provocações não me atingem.

Sábado, 18 de abril de 2015
Decio de Assis
Imperdível a coluna. Td muito bem colocado. A mulher do juiz disse que advogou mas não recebeu e, por isso, desistiu das procurações que lhe foram outorgadas. Os processos corriam na Justiça do Trabalho.

Sábado, 18 de abril de 2015
K.W.
Pq o governo só faz ajuste fiscal em cima dos pobres? Putz. Esse ano minha restituição vai pro pau.

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 HUMOR
Pai ofendido no Facebook descarrega arma no notebook da filha
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados