Cuiabá (MT), segunda, 30 de maio de 2016
Turma do Epa
Sábado, 29 de junho de 2013, 04h23
Chapeu ACORIZAL

Poluição industrial despejada no rio Cuiabá é alvo de protesto

Moradores de Acorizal inovam a pauta de reivindicação das manifestações ao incluir questões ambientais nos protestos. Exemplo deveria ser seguido por todo o Mato Grosso.
Da Redação  / Cuiabá-MT


Em meio à banalização em que se transformaram algumas manifestações populares  que pipocam no país e também em Mato Grosso, uma ideia inteligente, original e oportuna vem do município mato-grossense de Acorizal: o protesto ambiental.

Os moradores da pequena cidade com pouco mais de 5 mil habitantes vão promover neste sábado (29/06), uma manifestação  contra a poluição industrial, a qual já afeta de forma severa a sustentabilidade do rio Cuiabá, a principal fonte de recurso hídrico daquele município.

O manifesto é organizado pelo movimento “Vem Pra Rua Acorizal”, criado em rede social por meio do Facebook nesta última semana. A concentração ocorre a partir das 07h30, no centro da cidade, às margens do rio Cuiabá na altura do porto da Balsa.

Conforme a programação os manifestante vão percorrer um trajeto de 2 mil metros até a sede da indústria de gelatina, apontada pela população como uma das maiores poluidoras do rio Cuiabá no município.  

Os moradores alegam que a fábrica despeja o resíduo industrial diretamente no rio, o que está afetando o equilíbrio ambiental e trazendo uma série de consequências ao município e aos moradores, entre elas a diminuição drástica da piscosidade do rio Cuiabá, fato responsável inclusive pelo afastamento dos turistas que praticavam a pesca em Acorizal.

A falta de ação das autoridades municipais em relação ao fato também será alvo de protesto. Moradores dizem que o Executivo e o Legislativo estão assistindo o rio Cuiabá agonizar e se calaram diante das agressões praticadas.

Seguindo o modelo nacional, a manifestação em Acorizal também inclui na pauta de reivindicações o combate a corrupção e qualidade para educação, transporte e saúde. O movimento local é intitulado “Vem Pra Rua Acorizal” e seus organizadores garantem permanecer com as manifestações até as providências serem adotadas.


 leia também
Sexta, 27 de maio de 2016
09:08
Chapeu saúde
Zika: risco de microcefalia em fetos varia entre 1% e 13%, mostra estudo
Um feto infetado com o vírus Zika corre um risco de desenvolver microcefalia entre 1% e 13% durante o primeiro trimestre de gravidez, segundo um estudo publicado nessa quarta-feira (25) na revista New England Journal of Medicine.
09:03
Chapeu política
Renan diz que investigações da Lava Jato são "intocáveis"
O Senador Renan Calheiros reitera que não tomou nenhuma iniciativa ou fez gestões para dificultar ou obstruir as investigações da operação Lava Jato.
Terça, 24 de maio de 2016
17:49
Chapeu mercado
Febraban: medidas de Temer resgatarão a confiança na economia
"Penso que os anúncios feitos hoje (24) contribuirão para acelerar o processo em curso de retomada da confiança no futuro, por parte de empresários e consumidores"
17:47
Chapeu política
Gilmar Mendes não vê tentativa de obstrução da Lava Jato em declarações de Jucá
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, disse hoje (24) que não considera as declarações do ex-ministro do Planejamento Romero Jucá, divulgadas ontem (23) pelo jornalFolha de S.Paulo, uma tentativa de obstrução da Operação Lava Jato.
17:42
Chapeu cultura
Calero toma posse na Cultura e diz que será o ministro do diálogo
O presidente interino Michel Temer deu posse nesta tarde ao novo ministro da Cultura, Marcelo Calero, no Palácio do Planalto. Em seu discurso, Calero disse que "o partido da cultura é a cultura".
Segunda, 23 de maio de 2016
17:26
Chapeu saúde
7 coisas surpreendentes que você provavelmente não sabe sobre a exposição à luz solar
Confira aqui um um guia rápido com as sete coisas mais importantes que você precisa saber sobre proteção solar, luz solar e vitamina D
17:08
Chapeu política
Temer vai ao Congresso levar nova meta fiscal e é recebido com protestos
Os manifestantes chamaram o presidente interino de "golpista" e pediram a "prisão" de Romero Jucá, comparando a situação do ministro com a do ex-líder do governo Delcídio do Amaral.
17:04
Chapeu política
Jucá: não perco um minuto do meu dia de preocupação com a Lava Jato
Jucá concedeu entrevista, após publicação de reportagem na Folha de S.Paulo, com conversas gravadas entre ele e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e afirma que não pensa em deixar o cargo.
16:55
Chapeu mercado
Dólar tem alta e chega a R$ 3,58 e Bolsa tem queda
A cotação do dólar registrou hoje (23) alta em relação ao real e vem operando em tendência de alta.
16:48
Chapeu política
Oposição critica Jucá e diz que vai entrar com ações contra o ministro
Partidos contrários ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff reagiram nesta segunda-feira (23) ao conteúdo de gravações de conversas entre um dos principais articuladores do processo contra a petista

+ ver todas as matérias
Eparre

 Desmonte tucano


Permínio Pinto, secretário de Educação, resolveu pedir demissão do cargo. Não resistiu à "Operação Rêmora" do GAECO. Foi avisado de corrupção na pasta mas limitou-se a sugerir a Sguarezzi (Aroeira Construções) para não pagar propina. Não teve tempo de promover substituições em cargos e iniciar uma apuração interna para evitar a cobrança indevida denunciada por Guizardi (Dinamo Construções) de 5% do valor das obras contratadas.

 Surpresa


O fato surpreendeu a cúpula tucana. Alguns acharam precipitada a decisão do secretário de pedir demissão da pasta. O secretário já tinha sido testado na gestão de Wilson Santos quando prefeito. Era tido como diligente e aplicado. Era "ficha limpa". O duro é o verbo no passado ainda que não se tenham encontrado indícios contra o ex-titular da pasta. Para alguns, sob o impacto da operação: "ainda"! Será?

 Criação petista?


Como se constata a "corrupção", embora endêmica como querem alguns procuradores, não é criação "petista". Parece, mesmo, ser da natureza humana e, por isso, volta e meia se manifesta. O exemplo mais eloquente é o episódio da "expulsão dos vendilhões do Templo", uma iniciativa que desagradou os fariseus em Jerusalém, ao tempo das pregações de Cristo. O "filho de Deus", entre outras motivos e também por este, foi perseguido até ser crucificado.

 Janot e o narcisismo


O narcisismo de Janot tem a sua pior versão: rumina a vingança por qualquer desagrado e, com todo o péssimo sentimento bem digerido, expele o fel potencializado pelos ácidos estomacais. Passará à história como "traidor geral" e se recolherá ao habitual nanismo ao fim de seu mandato. Ou, por certo, como deve tudo à família e a si próprio, vai se confortar mirando-se no espelho.

 Rodrigo J. e o espelho


Janot, cuja cabeleira é parecida com a de Delcídio "Amoral", embora mais modesta, vai ter orgasmos espásticos diante da própria imagem refletida no espelho. Não é certo que esse tipo de desvio de personalidade lhe proporcione ouvir vozes dizendo que "como és belo e competente"!

 Epitáfio?


Muitos já selaram o epitáfio de Lula. A primeira vez foi no tal "mensalão". A segunda, ao impulsionar a primeira eleição de Dilma. Agora voltam à carga com uma prisão iminente. Bem. A "vacina" contra a vitimização, proposta pelos golpistas, não vai funcionar. É inerte. O povo sabe fazer a leitura correta dos fatos. Se Lula não for candidato indica alguém que será o futuro presidente. Quem viver, verá.

Eparre

Quarta, 30 de março de 2016
Lucio Ferreira
Cara, o Temer é traíra na política mas fiel ao bom gosto. Escolheu uma gata e agora camufla. Mesmo assim não apoio o Golpe. Deixa o mordomo de traidor quieto junto com o PMDBosta.

Terça, 29 de março de 2016
Ubiraci Carvalho
Será que o cara usa uma toga e já se acha dono da verdade? Impeachment sem crime de responsabilidade deve ser chamado pelo verdadeiro nome: GOLPE!

Terça, 29 de março de 2016
Tomé Nister
Será que o Temer vai conseguir esconder a primeira-dama? KKK!!!

Sexta, 18 de março de 2016
K.W.
É que os políticos engambelam todos. Onde já se viu. Congresso Constituinte? Eu nunca rendi homenagens a essa tal de Constituição Cidadã ainda que tenha evoluído alguma coisa. Mas direitos e garantias individuais estão lá só pra enfeite.

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 HUMOR
Tem horas que numa briga, você não percebe de onde vem os golpes.
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados