Cuiabá (MT), domingo, 30 de agosto de 2015
Turma do Epa
Sábado, 29 de junho de 2013, 04h23
Chapeu ACORIZAL

Poluição industrial despejada no rio Cuiabá é alvo de protesto

Moradores de Acorizal inovam a pauta de reivindicação das manifestações ao incluir questões ambientais nos protestos. Exemplo deveria ser seguido por todo o Mato Grosso.
Da Redação  / Cuiabá-MT


Em meio à banalização em que se transformaram algumas manifestações populares  que pipocam no país e também em Mato Grosso, uma ideia inteligente, original e oportuna vem do município mato-grossense de Acorizal: o protesto ambiental.

Os moradores da pequena cidade com pouco mais de 5 mil habitantes vão promover neste sábado (29/06), uma manifestação  contra a poluição industrial, a qual já afeta de forma severa a sustentabilidade do rio Cuiabá, a principal fonte de recurso hídrico daquele município.

O manifesto é organizado pelo movimento “Vem Pra Rua Acorizal”, criado em rede social por meio do Facebook nesta última semana. A concentração ocorre a partir das 07h30, no centro da cidade, às margens do rio Cuiabá na altura do porto da Balsa.

Conforme a programação os manifestante vão percorrer um trajeto de 2 mil metros até a sede da indústria de gelatina, apontada pela população como uma das maiores poluidoras do rio Cuiabá no município.  

Os moradores alegam que a fábrica despeja o resíduo industrial diretamente no rio, o que está afetando o equilíbrio ambiental e trazendo uma série de consequências ao município e aos moradores, entre elas a diminuição drástica da piscosidade do rio Cuiabá, fato responsável inclusive pelo afastamento dos turistas que praticavam a pesca em Acorizal.

A falta de ação das autoridades municipais em relação ao fato também será alvo de protesto. Moradores dizem que o Executivo e o Legislativo estão assistindo o rio Cuiabá agonizar e se calaram diante das agressões praticadas.

Seguindo o modelo nacional, a manifestação em Acorizal também inclui na pauta de reivindicações o combate a corrupção e qualidade para educação, transporte e saúde. O movimento local é intitulado “Vem Pra Rua Acorizal” e seus organizadores garantem permanecer com as manifestações até as providências serem adotadas.


 leia também
Sábado, 29 de agosto de 2015
22:45
Chapeu china
Especialistas temem que crise no país asiático afete recuperação do Brasil
A queda das ações chinesas, que abalou o mercado financeiro global nas últimas duas semanas, pode ter efeito duradouro sobre a economia mundial, caso a crise se prolongue.
Sexta, 28 de agosto de 2015
08:59
Chapeu ibge
População brasileira supera os 204 milhões
A população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas hoje (28)
Quinta, 27 de agosto de 2015
09:01
Chapeu Rodovias
PRF reforça fiscalização para combater excesso de velocidade
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) faz hoje (27), em todo o país, operação para combater o excesso de velocidade nas estradas.
Quarta, 26 de agosto de 2015
10:47
Chapeu ibge
Quase 90% dos municípios têm página na internet
Quase 90% dos municípios brasileiros têm página na internet, informa o estudo Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros 2014
Terça, 25 de agosto de 2015
12:44
Chapeu política
Dilma: 2016 continuará com dificuldades, mas "não imensas como muitos pintam"
"Eu espero uma situação melhor. Mas não tenho como garantir que a situação em 2016 vai ser maravilhosa, não vai ser, muito provavelmente não será. "
Segunda, 24 de agosto de 2015
13:11
Chapeu lava jato
Réu na Lava Jato, Youssef depõe hoje na Justiça Federal
Alberto Youssef é apontado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal como principal operador do esquema de fraudes em contratos da Petrobras
13:06
Chapeu Reforma administrativa
Governo anuncia redução de 39 para 29 ministérios
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou hoje (24) que o governo vai reduzir o número de ministérios do govero,
Domingo, 23 de agosto de 2015
20:54
Chapeu política
Senado deve começar esta semana votação da Agenda Brasil
Um dos projetos que já pode entrar em votação é o que trata da repatriação de ativos financeiros e bens patrimoniais do exterior
Sábado, 22 de agosto de 2015
21:04
Chapeu política
Redução da maioridade pode acabar engavetada no Senado
Após o resultado da Câmara, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou a dizer que pessoalmente é contrário a proposta.
Sexta, 21 de agosto de 2015
09:24
Chapeu política
STF suspende julgamento sobre descriminalização do porte de drogas
Um pedido de vista do ministro Edson Fachin novamente interrompeu na quinta-feira (20), no Supremo Tribunal Federal (STF)

+ ver todas as matérias
Eparre

 "Operação Ventríloquo"


A Assembleia tem uma grande estrutura de apoio à atividade legislativa para possibilitar que os deputados se dediquem à atividade-fim: legislar.

 Lobby


O legislativo também é alvo de lobbies de todos os tipos. É natural e não é só o Legislativo matogrossense. Quem já frequentou a Câmara dos Deputados Federais fica assustado com o número de transações de todos os tipos que buscam apoio parlamentar.

 Pode e não pode


Há ações que podem acontecer através do Legislativo. Categorias profissionais se movimentam ostensivamente em busca de apoio parlamentar às respectivas pretensões. Com direito a lotar galerias e faixas.

 Silenciosas


Mas as "ações silenciosas" parecem ser as mais eficientes. Às vezes as conversas ocorrem mesmo no "mano a mano". Como se desdobram lá adiante é outra etapa.

 Reclamações


Há reclamações de toda a ordem e natureza quando a esse funcionamento de órgãos legislativos e autarquias quando a norma geral é a da transparência.
É o que se pede: transparência. Muitas vezes ela está lá, devidamente escrita e o problema, às vezes, reside no leitor e na respectiva compreensão.

 "Maracutaias"


Ouvi um comentário interessante sobre as "maracutaias". Para se ter ideia de sua existência e dimensão no tempo ouvi de um religioso que o próprio Cristo, certa feita, se indispôs com os "vendilhões" que operavam no Templo. A Casa do Senhor era profanada diariamente sem que ninguém se indignasse até a insurgência de Jesus.

 Sinédrio


O julgamento de Jesus pelo Sinédio foi uma farsa. Ele já adentrou àquela pretensa Casa de Justiça previamente condenado. Buscava-se tão somente uma aura de legitimidade para o crime que se perpetrava. Se há alguma diferença entre o que acontece nos Tribunais de hoje é difícil notar. Talvez não com tanta notoriedade histórica, mas, que existem os culpados inocentados e os inocentes condenados não há a menor dúvida.

Eparre

Quinta, 09 de julho de 2015
Decio de Assis
É preocupante o que se lê por aqui. Mas a plutocracia é demais.

Quinta, 09 de julho de 2015
Luiz Carlos
Gosto muito do site. Gosto da coluna. A metáfora é atual. Condena-se, como no caso de Dirceu, o voto profano do juiz Moro, proclamado pela incompetente "Rosa Weber: condeno porque a literatura jurídica me permite". Provas: quais? Ah! O Evento social de que Dirceu e alguns servidores participaram publicamente em BH com a Katia Abreu, a dançarina que dançou no "mensalão" que deve estar até hj procurando saber porque.

Domingo, 07 de junho de 2015
Frederico
A gente lê a coluna e se põe em guarda. Quem a escreveu merece aplausos pela lembrança de que "eu posso ser você amanhã". Ou seja, quem aplaude a Justiça sacana contra o Riva poderá vir a ter essa mesma Justiça contra si. Ninguém está livre de escorregar numa casca de banana. Os que não entenderam a coluna podem continuar mamando.

Domingo, 07 de junho de 2015
joão bragion neto
Só não entendo porque para os empregados domésticos, o aviso prévio terá considerações especiais, como o acréscimo de dias proporcionais ao tempo de serviço, sendo que as demais categorias profissionais não gozam deste direito!Isso não é elitista? Os direitos não deveriam ser iguais para todos?? Porque será?....??

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 publicidade
Campanha da Assembleia Legislativa de MT contra as queimadas
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados