Cuiabá (MT), sexta, 24 de outubro de 2014
Turma do Epa
Sábado, 29 de junho de 2013, 04h23
Chapeu ACORIZAL

Poluição industrial despejada no rio Cuiabá é alvo de protesto

Moradores de Acorizal inovam a pauta de reivindicação das manifestações ao incluir questões ambientais nos protestos. Exemplo deveria ser seguido por todo o Mato Grosso.
Da Redação  / Cuiabá-MT


Em meio à banalização em que se transformaram algumas manifestações populares  que pipocam no país e também em Mato Grosso, uma ideia inteligente, original e oportuna vem do município mato-grossense de Acorizal: o protesto ambiental.

Os moradores da pequena cidade com pouco mais de 5 mil habitantes vão promover neste sábado (29/06), uma manifestação  contra a poluição industrial, a qual já afeta de forma severa a sustentabilidade do rio Cuiabá, a principal fonte de recurso hídrico daquele município.

O manifesto é organizado pelo movimento “Vem Pra Rua Acorizal”, criado em rede social por meio do Facebook nesta última semana. A concentração ocorre a partir das 07h30, no centro da cidade, às margens do rio Cuiabá na altura do porto da Balsa.

Conforme a programação os manifestante vão percorrer um trajeto de 2 mil metros até a sede da indústria de gelatina, apontada pela população como uma das maiores poluidoras do rio Cuiabá no município.  

Os moradores alegam que a fábrica despeja o resíduo industrial diretamente no rio, o que está afetando o equilíbrio ambiental e trazendo uma série de consequências ao município e aos moradores, entre elas a diminuição drástica da piscosidade do rio Cuiabá, fato responsável inclusive pelo afastamento dos turistas que praticavam a pesca em Acorizal.

A falta de ação das autoridades municipais em relação ao fato também será alvo de protesto. Moradores dizem que o Executivo e o Legislativo estão assistindo o rio Cuiabá agonizar e se calaram diante das agressões praticadas.

Seguindo o modelo nacional, a manifestação em Acorizal também inclui na pauta de reivindicações o combate a corrupção e qualidade para educação, transporte e saúde. O movimento local é intitulado “Vem Pra Rua Acorizal” e seus organizadores garantem permanecer com as manifestações até as providências serem adotadas.


 leia também
Quinta, 23 de outubro de 2014
07:45
Chapeu ENXUGAMENTO
Taques quer extinguir MT Saúde
O boato é que a Unimed já saiu à frente tendo captado, sem qualquer tipo de oposição e com facilidades até para as consignações em folha, a adesão aos planos de saúde da Cooperativa.
Segunda, 20 de outubro de 2014
07:57
Chapeu  MEDIDAS IMPOPULARES
Pivetta anuncia demissões para enquadrar folha de pagamento
Demissões e redução de cargos comissionados devem manter folha em 50% da arrecadação.
Domingo, 19 de outubro de 2014
21:18
Chapeu eleições 2014
TSE proíbe propagandas em que Dilma e Aécio trocam acusações
O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu, na noite de ontem (18), suspender trechos da propaganda eleitoral do candidato do PSDB
Sábado, 18 de outubro de 2014
10:55
Chapeu Agronegócio
Cooperativa pode instrumentar moinho de trigo em MT
Estudo do Imea mostra que indústria é viável e sistema cooperativo seria solução ideal.
Sexta, 17 de outubro de 2014
07:44
Rodovias brasileiras tiveram "discreta melhora" em 2014, diz CNT
Em termos ambientais, se todas as rodovias fossem boas ou ótimas, o país teria economizado 737 milhões de litros de óleo diesel
Quinta, 16 de outubro de 2014
07:42
Chapeu RISCO
Incêndio demonstra fragilidades
A construção de novos edifícios em Cuiabá se é uma demonstração de pujança por um lado, é motivo de preocupações de outro. Será que "plantas padronizadas" não precisam, antes, de adaptação para serem construídas aqui?
07:38
Chapeu TRANSIÇÃO
Pivetta anuncia corte de 7 Secretarias
Seria interessante que a gestão pública do Estado não fosse transformada em simples laboratório para o exercício de voluntarismo. Revisão de organogramas precisam de estudos detalhados e não mera disposição de vontade de mandantes.
Quarta, 15 de outubro de 2014
10:58
Chapeu economia
IBGE mostra que vendas do comércio cresceram 1,1% em agosto
O volume de vendas do comércio varejista teve um crescimento de 1,1% na passagem de julho para agosto
10:50
Chapeu ELEIÇÕES 2014
Um debate tenso e áspero
Dilma elencou escândalos conhecidos e não apurados no Governo FHC, a saber: SIVAM (contrato biliardário para um sistema de vigilância da Raytheon para a Amazônia), a "Pasta Rosa", um esquema de financiamento a políticos por Caixa 2
Terça, 14 de outubro de 2014
07:41
Chapeu REDE
Sob o signo da traição
Dizem que não se faz política com o fígado e não é por outra razão que as decisões tomadas ao sabor da bile se impregnam de amargor. Decisões destilando a fel não podem ser boas e, de fato, nunca o são. Esta, de Marina, foi a pior e tisnou o batismo

+ ver todas as matérias
Eparre

 MT Saúde na mira


Já está na hora do governador eleito sair do plano das generalidades para tratar da especificidade da corrupção. Criticar a corrupção no MT Saúde e usar o tema para a extinção pura e simples da instituição sem anunciar o que e como vai substituir o plano transforma-se apenas num discurso vazio.

 Precatórios


A engenhosa maquinação com os precatórios já rendeu uma peça acusatória a Éder Moraes, devidamente enriquecida com elementos para levar o ex-secretário de Fazenda a responder por crimes de lavagem de dinheiro e outros.

 Caçando corruptos


O Brasil já teve seu "caçador de marajás" que deu no que deu. Elegeu-se, agora, um exímio caçador de corruptos. Espera-se, portanto, que, uma vez empossado, deixe do discurso de campanha e instaure os procedimentos para, ao menos, reduzir essa chaga na administração pública.

 Dívidas de campanha


O ex-secretário de Fazenda, entre outras operações, triangulou uma operação com precatórios através da Global Fomento Mercantil, de Gercio Marcelino Mendonça, para saldar dívidas do ex-vce governador, Silval Barbosa e, ainda, manter um "conta corrente" ativo superior a R$ 1 milhão.

 Operação Ararath


Estas já são as peças iniciais da força tarefa que veio engrossar a atuação da Procuradoria Regional da República na Operação Ararath que vem arrepiando políticos, altos servidores da administração pública e boa parte dos agentes financeiros da praça.

Eparre

Quarta, 22 de outubro de 2014
Geraldo Fernandes
O que será que o Taques vai fazer com o Detran? Todo mundo sabe que quem manda lá é o Mauro Savi.

Quarta, 22 de outubro de 2014
Sergio Araujo
Quem abriu o mercado chinês para a carne brasileira? Dilma. Quem abriu o mercado russo para a carne bovina, de frango e de porco? Dilma. O que os produtores rurais podem ter contra uma presidenta capaz de um trabalho dessa natureza? é só lembrar a reunião dos BRICS em Fortaleza ainda este para ver o resultado desse esforço. Esse Estado não merece dar mais uma vitória para a tucanaiada.

Segunda, 20 de outubro de 2014
Laudemir
Putz meu. Esse berranteiro matador de onça não é mole não! Segura peão...

Segunda, 20 de outubro de 2014
Ferando Arruda
Sinto uma leva pitadinha de oposição no site. É uma questão de estilo, não é?

DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO
Nome:
Texto:
Email:
Coluna:
Vídeos
 HUMOR
Como criar um "Mal Estar" ao vivo na TV
HOME  |   TURMA DO EPA  |   PANORAMA  |   VÍDEOS  |   LEITURA  |   EPARRÊ  |   EPA DOS LEITORES
BROADCAST  |   QUEM SOMOS  |   DIREITO DE RESPOSTA  |   ANÚNCIOS  |   CANAL RSS  |   CONTATO
Copyright © 2011 - Turma do Epa. Todos os direitos reservados